3º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
PUC-RJ — Rio de Janeiro (RJ)
Novembro/1998
Iniciais
Sumário
Conferências
Research and Development in Information Design
Design, Advanced Planning and Product Development
The Touchpad- Experiences with a Study on User Comfort and Performance
Fitness for Purpose in Multimedia Applications
The Multiple Tasks of Design Research
Seções especiais
I. A dialética entre mimese e poiesis na produção social de imagens e valores estéticos agregados
II. Designers das pranchetas eletrônicas: afinal, o que mudou com o computador?
III. Ergonomia e Usabilidade: Interação Homem-computador
Ergonomia e Interação Homem-Computador, Usabilidade de Interfaces: A Construção de uma Linha de Pesquisa
Abordagem Ergonômica para o Design de Sistemas Interativos
Estudo de HCI em planta petroquímica
A Cognição Humana e o Processo de Navegação em Sistemas Hipertextuais
IV. A ergonomia em ambiente hospitalar - o design integrado da organização, o suporte informático e os intrumentos de trabalho
Uma Contribuição da Ergonomia Cognitiva em Projetos de Sistemas Informáticos
O Dimensionamento de efetivos de enfermagem através da Análise Ergonômica do Trabalho
A Ergonomia e o Projeto de Estações de Trabalho- Um Estudo de Caso no Hospital Universitário do Fundão/UFRJ
O Equipamento para a Saúde, a Ergonomia de Concepção e o Design Industrial
Sessões técnicas
I. Design, Ensino, Formação, educação
O lúdico, as Formas na Amarelinha e o Design
Arte e design: uma proposta educacional
Experimento com o Ensino de Design no Primeiro Grau
O Ensino do Design de Interiores - Uma exigência para o aprimoramento da qualidade do Desenhista Industrial
Design & Ergonomia: aplicação de conceitos ou conceitos de aplicação?
Forma e Significação: uma proposta de exercício
Semiótica para Cursos de Design
Um esboço preliminar para um hipotético modelo pedagógico
O Design do Designer
Veículos Movidos à Propulsão Humana como tema para uma estratégia pedagógica objetivando o desenvolvimento da capacidade de gerenciamento e de trabalho em equipe.
II. Pesquisa em Design
Uma Introdução à Pesquisa dos Problemas Relacionados com o Desenho da Cultura Material
A Contribuição da Pesquisa em Ergonomia para a Pesquisa em Design
Pesquisa em Programas de Pós-Graduação em Design: "Livre pensar, é só pensar"
A Influência do Processo de Capacitação Docente na Produção de Conhecimentos em Desigo
III. Teoria do Design
Historinha para reflexão do design em sociedades excludentes
As Novas Subjetividades: os discursos da diferença
A Forma nos Seres Vivos. Ou seja por que as coisa ficam de pé?
Design e pensamento ético
Desenho Industrial e racionalidade. .. ou tudo vale a pena, se alma é pequena.
Noção de Bem e Industrialismo
Considerações sobre o Imaginário Social e Design
Áreas de Atuação Profissional do Designer, uma tentativa de classificação
IV. História do Design
V. Design e Metodologia
Possibilidades apresentadas pela pesquisa-ação na perspectiva de resolução de problemas situados em design
O uso de modelos tridimensionais no desenvolvimento de projetos
Novas diretrizes para o design industrial
A usabilidade como ferramenta para melhorar a qualidade dos produtos
Evolução das metodologias de projeto
Desenho industrial, arquitetura: processos de projeto
O ensino de metodologia de projeto no curso de design da UNIVALI
O conhecer e a prática do design
VI. Design do Produto
O Projeto e a Diferenciação de Produtos
Proposta de Mobiliário Urbano para o Centro Histórico de Laguna
Análise Comparativa de Telefones Públicos em Belo Horizonte, Curitiba e Salvador
Design, Fator de Configuração do Entorno
Design de um Equipamento de Leitura de Código de Barras
A Irmandade da Boa Morte - suas jóias - um redesign
A Produção Joalheira no Brasil e o Design
A reestruturação Postural como elemento de Projeto de Produto: A Profilaxia como Objetivo
Design Conceitual de um Sistema Expositor para o Projeto Social "Arte de Ser"
Móvel Unilabor: motivação e sistemática da produção de móveis modernos numa comunidade operária em São Paulo (1954-67)
Cadeira de Posicionamento "UNIVERSITAS FACTI" para tratamento fisioterapêutico
O AMBIENTE CONSTRUIDO E A TERCEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL: A Busca do Novo Paradigma na Relação Habitat-Objeto
RELAÇÕES ENTRE CULTURAS E PRODUTOS EM UM AMBIENTE GLOBALIZADO
Design de Produtos: Reavaliando os Objetivos
VII. Design Gráfico
O meio tecnológico de produção gráfica na relação Designer/Universidade/lndústria Gráfica
Um Novo Sistema de Sinalização Para a Universidade Federal de Santa Maria, RS
A Modernidade e suas Formas Gráficas de Representação
subcultura
Coca-Cola na Arte e no Design
X-design, ou A periferia no poder
O Design do Livro de Histórias Infantis, As Edições Globalizadas e a Narratividade
VIII. Design Gráfico: Tipografia
IX. Design Visual, Digital, Audiovisual
Longa Jornada Mina Adentro
OLHAR O TEMPO
O Storyboard como Ferramenta Estratégica na Otimização da Produção na Indústria Cinematográfica - Vítimas da Solidão - um Estudo de Caso
X. Design de Interfaces, Web Design
Designing hypermedia: teorias narrativas no contexto cognitivo
Algumas Retlexões sobre Design, Internet e Cotidiano: Novos Tempos, Novas Atitudes, Antigas Práticas Projetuais
Uso da World Wide Web por Pessoas Semi-Analfabetas
XI. Gestão do Design
O papel do design quanto à inovação tecnológica
Inovação Técnica em Microunidades de Produção
A Especificação do Design e sua Importância para a Eficiência do Processo de Design dentro da Empresa
O Design e as Organizações em um Ambiente de Novos Paradigmas
"Análise Mercadológica de um Veículo Experimental com Vocação Urbana"
Utilização do QFD para Orientação no Processo de Compra de Produtos
XII. Design, Tecnologia, Materiais
A utilização da Fibra de Côco na Indústria Automobilística
Plásticos: do Material ao Produto
A Fibra da Bananeira como Matéria Prima no Design
XIII. Ecodesign
As várias vidas dos produtos, materiais e embalagens na cultura material da sociedade de consumo ao homeless
O Contexto do Ecodesign
Eco-Design e Designações Similares: diferenças e aproximações
Eco-Design: interfaces, realidade e mitos
XIV. Design Urbano
O Espaço Urbano: Reflexos no Design
O Lógico e o Psicológico no Desenho da Cidade
Praça da Sé, Cidade de São Paulo - uma experiência de leitura do espaço urbano
Considerações sobre a utopia em projetos urbanos e sobre o projeto de Belo Horizonte
XV. Ergonomia do Produto
A Ergonomia e a Modelagem de Produtos e Estações de Trabalho com apoio no Homem Virtual
Ergonomia, Conforto e Design no Calçado Feminino
A Carteira da Pré-escola como Objeto de Desenvolvimento da Educação Infantil: uma Contribuição do Design e da Ergonomia
XVI. Ergonomia e Interação Homem-computador
Desorientação versus Apresentação do Sistema de Navegação: uma Avaliação de Sistemas de Navegação por Usuários de Hipertextos
Avaliação da Interface Gráfica com o Usuário de um Sistema Operacional de 32 bits segundo a Facilidade de Aprendizado
Guia de Estilos para Sistemas de Informações em Ciência e Tecnologia via Web
OS SABERES DOS OPERADORES DE CAD NA INDÚSTRIA DE CONFECÇÃO
Cognição, Modelos Mentais e Teoria do Conhecimento: Notas para um Estudo das Representações Mentais dos Usuários de Computadores.
Análise da Interface Homem-Computador: Decodificação e Pregnância de Ícones do Sistema Operacional Microsoft Windows
XVII. Ergonomia de Sistemas
Fordismo & Toyotismo - uma visão comparativa
Apreciação Ergonômica da Estação de trabalho dos Cirurgiões Eletivos Torácico e Abdominal
Ergonomia Hospitalar e as Dificuldades de Pacientes Hospitalizados
Intervenção Macroergonômica: um Caso Prático
XVIII. Ergonomia Ambiental
Aplicativo MEGA: Método Para Avaliação De Fatores Determinantes No Posicionamento De Usuários Em Abrigos De Ônibus
Deslocamento de Pedestres no Ambiente Urbano de Alfenas
Painéis de mensagem variável e o papel do ergodesigner
Posters
Construção de uma revista eletrônica: um estudo de caso usando a metodologia MAD (Método Analítico de Descrição)
CHECKLIST E BRIEFING
Estudo Ergonômico e Design do Ônibus Urbano
Laboratório Modular para Pesquisa de Campo
Estudo de Interação Homem-Computador: Apreciação e Avaliação Ergonômica da Interface do processador de textos Microsoft Word (HCI-WORD)
Análise Ergonômica da Tarefa do Olericultor
O Design Social fora dos limites da PUC-Rio
Refletindo sobre Design, Qualidade e Formação/Atuação Profissional
Design para a educação ambiental- um caminho metodológico
Tecnologia e Design Alternativos Do Design Convencional para o Design Alternativo Três estudos de caso
Controle de Qualidade no Processo de Reciclagem de Pneus
Anais 3º P&D Design 98 vol. 1
Anais 3º P&D Design 98 vol. 2
Índice remissivo de autores
3º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
PUC-RJ — Rio de Janeiro (RJ)
Novembro/1998
II. Pesquisa em Design
Uma Introdução à Pesquisa dos Problemas Relacionados com o Desenho da Cultura Material
An lntroduction to the Studies Related to the Material Culture Design.
Resumo
Este trabalho sintetiza os desdobramentos de uma pesquisa realizada no período de 1992-1995 sobre o desenho dos artefatos para cozinha encontrados nos museus da cidade de Recife. Tal pesquisa, além de servir como um forte indicador de que a investigação sobre a qualidade do desenho da cultura material é fundamental na formação educacional do desenhador industrial, é também um grande recurso para o desenvolvimento de projetos de produtos industriais. Pode-se dividir os desdobramentos dessa pesquisa em três distintos módulos, a saber: (i) módulo de estudos diacrônicos; (ii) módulo de estudos sincrônicos e de técnicas analíticas; e (iii) módulo de geração de alternativas. Projetualmente falando, o "módulo 1" - identificação e registro gráfico de artefatos de uma determinada época - percebe-se o valor do desenho da cultura material e os seus reflexos no modo de vida de uma sociedade. O "módulo 2" - observação dos aspectos técnicos, formais e funcionais de um produto - define-se os princípios produtivos e qualitativos de artefatos industriais. No "módulo 3" - intervenção no desenho da cultura material - compreende-se que o acúmulo e aplicação dos conhecimentos obtidos em pesquisas dessa natureza, torna o processo de geração de alternativas no processo de desenho de produtos industriais bem mais natural e frutífero.
Educação do Desenho, Pesquisa em Desenho, Desenho Industrial, Cultura Material.
Abstract
This work synthesizes some aspects of a research undertaken during the years of 1992-95 about the design of ldtchen art e facts found in the museums of the Recife city, Pernambuco, Brazil. Such a research not only helped to indicate strong paths for the investigation about the quality of the material culture design; but also it meant to be a paramount tool in the education of future industrial designers. The research can be divided into three di.fforent modules, that isto say:(l) diachronic studies module; (ii) synchronic studies and analytical techniques module; and (iii) the altemative product generation module. Designing spealdng, the 1st Module - the identification and graphic representation of the arte facts found out in the museums from a specific time-, it was realised the value ofthe material culture design and its rejlections on the way of living o f a specific social group; the 2nd Module - the observation o f the formal and functional technical aspects of a group of industrial products- it helped to define the qualitative and productive parameters of industrial goods; the 3rd Module- intervention in the design of the material culture goods- it was understood that the accumulation and the application of the knowledge acquired in a research about the design o f material culture, makes the creative process less painful and the product design more comfortable and fruitfully.
Design education, design research, industrial design, material culture.
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