3º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

PUC-RJ — Rio de Janeiro (RJ)

Novembro/1998

II. Pesquisa em Design

Uma Introdução à Pesquisa dos Problemas Relacionados com o Desenho da Cultura Material

An lntroduction to the Studies Related to the Material Culture Design.

Resumo

Este trabalho sintetiza os desdobramentos de uma pesquisa realizada no período de 1992-1995 sobre o desenho dos artefatos para cozinha encontrados nos museus da cidade de Recife. Tal pesquisa, além de servir como um forte indicador de que a investigação sobre a qualidade do desenho da cultura material é fundamental na formação educacional do desenhador industrial, é também um grande recurso para o desenvolvimento de projetos de produtos industriais. Pode-se dividir os desdobramentos dessa pesquisa em três distintos módulos, a saber: (i) módulo de estudos diacrônicos; (ii) módulo de estudos sincrônicos e de técnicas analíticas; e (iii) módulo de geração de alternativas. Projetualmente falando, o "módulo 1" - identificação e registro gráfico de artefatos de uma determinada época - percebe-se o valor do desenho da cultura material e os seus reflexos no modo de vida de uma sociedade. O "módulo 2" - observação dos aspectos técnicos, formais e funcionais de um produto - define-se os princípios produtivos e qualitativos de artefatos industriais. No "módulo 3" - intervenção no desenho da cultura material - compreende-se que o acúmulo e aplicação dos conhecimentos obtidos em pesquisas dessa natureza, torna o processo de geração de alternativas no processo de desenho de produtos industriais bem mais natural e frutífero.

Palavras-chave:

Educação do Desenho, Pesquisa em Desenho, Desenho Industrial, Cultura Material.

Abstract

This work synthesizes some aspects of a research undertaken during the years of 1992-95 about the design of ldtchen art e facts found in the museums of the Recife city, Pernambuco, Brazil. Such a research not only helped to indicate strong paths for the investigation about the quality of the material culture design; but also it meant to be a paramount tool in the education of future industrial designers. The research can be divided into three di.fforent modules, that isto say:(l) diachronic studies module; (ii) synchronic studies and analytical techniques module; and (iii) the altemative product generation module. Designing spealdng, the 1st Module - the identification and graphic representation of the arte facts found out in the museums from a specific time-, it was realised the value ofthe material culture design and its rejlections on the way of living o f a specific social group; the 2nd Module - the observation o f the formal and functional technical aspects of a group of industrial products- it helped to define the qualitative and productive parameters of industrial goods; the 3rd Module- intervention in the design of the material culture goods- it was understood that the accumulation and the application of the knowledge acquired in a research about the design o f material culture, makes the creative process less painful and the product design more comfortable and fruitfully.

Keywords:

Design education, design research, industrial design, material culture.

Referências bibliográficas

  • CONRADO, Silvana & SIT.N A, Danilo Émmerson N. O desenho da cultura material pernambucana: artefatos em metal da cozinha colonial, 1500-1800. (Iniciação Científica) FACEPE/UFPE, 1992, il. 108 p.

  • SILVA, Danilo Émmerson N. O desenho da cultura material pernambucana: utensílios em metal populares da cozinha contemporânea, 1900-1995. (Aperfeiçoamento) FACEPE/UFPE/UFSM, 1994, il. 207 p.

  • ETHUR, Marcos B. Três décadas de desenho de humor em Santa Maria, 1960-1990. (Iniciação Científica) CNPq/UFSM, 1994, il. 70 p.

  • MARCHEZI, Acelmar. O desenho doMcDonald's: uma empresa de refeições rápidas. (Iniciação Científica) CNPq/UFSM, 1995, il. 140 p.

  • PGEP/UFSM. Projeto de implantação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de

    Produção. UFSM: Colegiado PPGEP, 1995, 136p., pp. 28.

  • SILVA, Danilo Émmerson N. Redesenho de bules e chaleiras a partir de artefatos encontrados nos museus da cidade de Recife. (Projeto de Graduação). UFPE, 1993, il. 36 p.

  • SEYMOUR, John. Theforgotten household crafts. London: Dorling Kindersly, 1987.

  • CHILDE, V. Gordon. A evolução cultural do homem. 33 ed Rio de Janeiro: ZAHAR, 1975.

  • EWBANK, T. Vida no Brasil. Belo Horizonte: Itatiaia, 1976, 348 p.

  • FREYRE, Gilberto. Casa grande & senzala. 233. ed Rio de Janeiro: José Olympio, 1984.

  • ALBUQUERQUE, Paulo Tadeu S. A faiança portuguesa dos séculos XVI a XIX em Vi la Flor, Rio Grande do Norte. Mestrado em História da Universidade Federal de Pernambuco, 1991.

  • BARROS, Izabel Falcão do Rego. High-tech & tucunaré ou design, identidade e diferença na

    megalópole Manaus. Estudos em Design, 1996, pp.1-8.

  • PHILLIPS, Estelle & Derek S. PUGH. How to get a ph.D. Milton Keynes: Open University Press, 1987, pp.74.

  • SLONCZEWSKI, Tadeu. O L delgado: criatividade vista por um engenheiro criativo. CuritIba: Ed da Universidade Federal do Paraná, 1980. 62p.

  • GOMES, L. V. N. A criatividade na orientação educacional por desenhistas industriais. Dissertação de Mestrado em Engenharia de Produção - COPPE, Rio de Janeiro, Brasil, junho de 1986, 98p.