3º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

PUC-RJ — Rio de Janeiro (RJ)

Novembro/1998

VII. Design Gráfico

Coca-Cola na Arte e no Design

Coca-Cola in Art and in Design

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar um estudo de sobre a imagem da Coca-Cola expressa na arte e no design, do cenário moderno ao pós-moderno.

Palavras-chave:

design gráfico, moderno, pós-moderno

Abstract

The aim of this paper is to present a study about the visual image o f Coca-Cola in art and in design, from Modernism to Post-Modernism.

Keywords:

graphic design, , modem, post-modern

Referências bibliográficas

  • CHALHUB, Salnira (org). Pós-moderno é .... Rio de Janeiro: lmago, 1994.

  • COPPLESTONE, Trewin. The art and works of Andy Warhol. Bristol: Paragon, 1995.

  • GIDAL, Peter. Andy Warhol, jilms and paintings; the Factory years. Nova Iorque: Da Cappo, 1991.

  • HARVEY, David. Condição pós- moderna. São Paulo: Loyola,.

  • HONNEF, Klaus. Arte contemporânea. Colônia: Taschen, 1994.

  • HONNEF, Klaus. Andy Warhol. Colônia: Taschen, 1993.

  • LIVINGSTON, Isabelle e Alan. Dictionary of graphic design and designers. Londres: Thames and Hudson, 1992.

  • NETTO, J. Teixeira. Semiótica, informação e comunicação. São Paulo: Perspectiva, 1996.

  • OSTERWOLD, Tilman. Pop Art. Colônia : Taschen, 1991.

  • SANTOS, Jair Ferreira dos. O que é pós-moderno. São Paulo: Brasiliense, 1986.

  • ULTRA VIOLET. Famosos por quinze minutos; meus anos com Andy Warhol. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.

  • VILLAS-BOAS, André. Utopia e disciplina: O design gráfico como síntese do imaginário modernista. Dissertação (Mestrado em Comunicação e cultura)- Escola de Comunicação, UFRJ, 1997.

  • WOZENCROFT, Jon. The graphic language of Neville Brody. Londres: Thames and Hudson, 1993.

  • WOZENCROFT, Jon. The graphic language ofNeville Brody 2. Londres: Thames and Hudson, 1996. YAU, John. In the Realm of Appearances: the Art of Andy Warhol. Nova Iorque : Ecco, 1993.