3º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

PUC-RJ — Rio de Janeiro (RJ)

Novembro/1998

VI. Design do Produto

RELAÇÕES ENTRE CULTURAS E PRODUTOS EM UM AMBIENTE GLOBALIZADO

CULTURES AND PRODUCTS RELATIONSHIP IN A GLOBALIZED ENVIRONMENT

Resumo

A globalização da economia vem promovendo um aumento do fluxo de produtos por todo o planeta. Conseqüentemente, observa-se um fenômeno de confrontação cultural generalizada e uma busca de preservação de identidade. Nesse contexto, a análise das relações entre culturas e produtos mostra-se importante. Este estudo procurou examinar o assunto e discutir as possibilidades de progresso à partir dessa perspectiva.

Palavras-chave:

Produto, Cultura Nacional, Globalização

Abstract

The economy globalization is promoting a huge flow of products around the planet As its consequence, we observe a phenomenon of generalized cultural con:frontation and searching for identity preservation. In this context, it is important to analyze the relationship between cultures and products. This study looked for to analyze this subject and to discuss the Design progress possibilities from that perspective.

Keywords:

Product, National Culture, Globalization

Referências bibliográficas

  • BOHNOURE, Patrick, Culture et conception : l'implantation d'une équipe de conception en Hongrie, Mémoire de DEA, Compiegne, UTC, 1997.

  • DEMORGON, Jacques, Complexité des cultures et de l'interculturalité, Paris, Anthropos, 1996.

  • DESJEUX, Dominíque, "L 'Ethnomarketing, une approche anthropo1ogique de la consommation : entre fertilisation croisée et purification scientifique", Revue Utinam n° 21-22, 1997, Paris, L'Hannattan, páginas 111-147.

  • HALL, Edward T., Le langage silencieux, Paris, Seuil, 1984.

  • HARVEY, David, A condição pós-moderna: pesquisa sobre a origem da mudança cultural. São Paulo, Loyolla, 1989.

  • HOFSTEDE, BOLLINGER, Les différences cu/turelles dans /e management: comment chaque pays gere-t-il ses hommes, Paris, Editions Organisations, 1987.

  • LE ROBERT, Dictionnaire de la languefrançaise, Paris, Dictionnaires le Robert, 1995.

  • ORTIZ, Renato, Mundialização e cultura, São Paulo, Brasiliense, 1994.

  • PATEAU, Jacques, Seminairesfranco-allemands sur la coopération interculturelle, Paris, 1996.

  • RABARDEL, Pierre, Les hommes & les technologies : approche cognitive des instruments contemporains, Paris, Armand Colin, 1995.

  • STIEL, Nicolas, "SEB : Innover ou mourir", Cha/lenges 119, novembro 1997, páginas 98-99.

  • USUNIER, Jean Claude, Commerce entre cultures: une approche culturelle du marketing international, tome 1, Paris, Presses Universitaires de France, 1992.