3º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

PUC-RJ — Rio de Janeiro (RJ)

Novembro/1998

VI. Design do Produto

Design, Fator de Configuração do Entorno

Resumo

-
Palavras-chave:

entorno; extensão humana; plasma, configuração; design (regional, da paisagem e urbano, da edificaçao, do produto e da comunicação); design (ICSID, JCOGRADA, CNI e AEnD BR); análise de valor.

Referências bibliográficas

  • BIENAL BRASILEIRA DE DESIGN. Catálogo oficial. Curitiba, s.n., 1990. 94p.

  • FONTOURA, Ivens. Escultura flutuante. Curitiba, Saber & Fazer, 1996. 24p.

  • HALL, Edward T. La dimensión oculta. 2.ed. México, Siglo Veintiuno, 1982. 255p.

  • LLOVET, Jordi. Ideologia y metodología del diseiio: una introducción crítica a la teoria proyectual. 2.ed. Barcelona, Gustavo Gili, 1981. 161p.

  • LÕBACH, Bernd. Diseño industrial: bases para la configuración de los productos industriales. Barcelona, Gustavo Gili, 1976. 204p.

  • McLUHAN, Marshall & FlORE, Quentin. O meio são as massagens. 2.ed. Rio de Janeiro, Record,? 187p.

  • MILES, Lawrence D. Análisis del valor. Bilbao, Deusto, 1970. 328p.

  • MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR COORDENAÇÃO DAS COMISSÕES DE ESPECIALISTAS. COMISSÃO DE ESPECIALISTAS DE ENSJNO SUPERIOR DAS ARTES E DO DESIGNA. Diretrizes educacionais para o ensino do design no terceiro grau. Brasília, 1997, 11p.

  • MINISTERIO DA INDUSTRIA, DO COMÉRCIO E DO TURISMO. Programa Brasileiro do Design: documento básico. Brasília, CNI I SEBRAE, 1997. 24p.

  • MUSEU DA CASA BRASILEIRA. Prêmio Design: 1986-96. São Paulo, MCB, 1996. 202p.

  • PROGRAMA BRASlLEIRO DO DESIGN. Competitividade com design: lâminas de acetado para palestra. Brasília, CNI, 1997. 53p.