3º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

PUC-RJ — Rio de Janeiro (RJ)

Novembro/1998

XVI. Ergonomia e Interação Homem-computador

Avaliação da Interface Gráfica com o Usuário de um Sistema Operacional de 32 bits segundo a Facilidade de Aprendizado

Evaluation of Graphical User Interface of 32 bits's Operational System based in ease of learning

Resumo

O objetivo deste estudo é demonstrar qual é a real dimensão do impacto de um novo sistema, em um certo grupo de usuários, provocado por mudanças na estrutura de diálogo da GUI - Interface Gráfica com o Usuário, ocorrida entre diferentes versões de um sistema operacional. Esta observação foi feita em uma situação real de aprendizado, durante um curso de capacitação profissional oferecido em uma reconhecida fundação educacional do estado do Rio de Janeiro. Estas observações foram feitas no período entre Abril e Agosto de 1996, em oito turmas de Windows 95. Os alunos foram classificados em três categorias: experiente, intermitente e novatos. E o desempenho de cada categoria foi avaliada baseada no tempo de execução de uma certa tarefa. Os resultados desta observação mostraram que a GUI do Wmdows 95 aumentou os custos cognitivos e afetivos de todas as categorias durante o processo de aprendizado. Os resultados do estudo também indicam que os usuários intermitentes tiveram um desempenho preocupante, se comparado as outras duas categorias. As conclusões deste trabalho buscam uma meJhor compreensão sobre as influências da transferência de conhecimento no processo de aprendizado e qual a relevância da dimensão dos níveis de experiência no processo de aprendizado.

Palavras-chave:

Interação Homem-Máquina,Ergonomia Cognitiva, Fatores Humanos em Sistemas Computacionais.

Abstract

The objective of thís study is demonstrate what dímension of impact of new system in a certain user group, stimulated by changes in dialogue structure of a GUI- Graphícal User Interface, that occured between different versions of a operation system. This observation was done in areal sítuation of learning, during the professional capacítation course in a educational foundation of government of state of Rio de Janeiro. These observations was done in the period of ApriI / August 96 with eight (8) groups ofstudents. The students groups was strati.ficated in thre categories: expert, intermittent and novice users. And the performance of each categorie was evaluated based in time of execution of certain task. The results of this observation showed that the Windows 95 'GUI increased the cognitive and affective costs of all categories of users during the course. And was noted a greated e.ffect of this costs in intermittent users, which had the worse performance in ali categories of users. These conclusions intended understand which injluences of knowledge transfer in leaming process and what dimension of leveis of user experience in learning process.

Keywords:

Human - Computer interaction, Cognitive Ergonomics, Human Factors in Computing Systems

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