3º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

PUC-RJ — Rio de Janeiro (RJ)

Novembro/1998

I. Design, Ensino, Formação, educação

Veículos Movidos à Propulsão Humana como tema para uma estratégia pedagógica objetivando o desenvolvimento da capacidade de gerenciamento e de trabalho em equipe.

Human-Powered Vehicle as subject for a strategy aiming the development of the management capacity and of the work in teams

Resumo

O uso de técnicas na organização de projetos, realizados em equipe, não tem sido convenientemente estudado e divulgado entre os docentes de Design. Este artigo descreve uma experiência pedagógica realizada com alunos do 6° período de Projeto de Produto. Usou-se técnicas de conclave na organização das equipes e nas atividades de gerenciamento. Como exercício trabalhou-se o tema Veículos Human-Powered Vehicle.

Palavras-chave:

Trabalho em Equipe; Modelos e Protótipos; Veículos Movidos à Propulsão Humana

Abstract

The use of techniques in the organization of projects realized en teams has not been conveniently studied and divulged among Design teachers. This article describes a pedagogic experience realized with 6th grade students o f product Design course. lt was used conclave techniques in the teams organization and in the management activities. As am exercise they worked with the subject Human-Powered Vehicle.

Keywords:

Works in team; Models and Prototypes; Human-Powered Vehicle

Referências bibliográficas

  • ABBOT, Allan V. e WILSON, David Gordon. Human-Powered Vehicle. Human Kinetics. 1995

  • BOMFIM, Gustavo Amarante. Metodologia para Desenvolvimento de Projetos. Ed. Universitária, João Pessoa-PB, 1995

  • COSENZA, Orlando- Técnicas de Conclaves. MT. Rio de janeiro, 1995.

  • MORAES, Anamaria de. Algumas estratégias para a implementação da pesquisa em Design considerando sua importância para a consolidação do ensino de Design. In: Revista Estudos em Design, Rio de Janeiro, número especial, maio de 1997. p.Sl-73.