3º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

PUC-RJ — Rio de Janeiro (RJ)

Novembro/1998

I. Design, Ensino, Formação, educação

O Ensino do Design de Interiores - Uma exigência para o aprimoramento da qualidade do Desenhista Industrial

Teaching of Interior Designs - A requirement for the enhancement of the quality of the Industrial Design

Resumo

O presente trabalho trata do valor e da necessidade da especialização, do ensino e da pesquisa em Design de Interiores para que o designer participe da promoção do conforto e do bem estar do homem atual. Foi feita uma análise da interseção arquiteturaldesign, da formação acadêmica e de outras experiências de ensino nesta área, no Rio de Janeiro.

Palavras-chave:

design, ensino de design, design de interiores

Abstract

This work concems the value ofthe specialization, teching and research in Interior Designs so that the designer may folfi the promotion o f comfort and we/1-being o f modem man. An analysis was developed on architectureldesign intersection, academical education and on others teaching experiences on this jield, in Rio de Janeiro.

Keywords:

design, teaching of design, interior designs

Referências bibliográficas

  • AZEVEDO, Wilton. Os signos do design. São Paulo, Global- Contato imediato, 1994.
  • GROPIUS, Walter. Bauhaus: nova arquitetura. Debates - Perspectiva, 1969.
  • MORAES, Anamaria, Design de Interiores: Conforto, Saúde e Segurança, no Ambiente Construido. Anais do 111 Encontro Nacional e I Encontro Latino-Americano de Conforto no Ambiente Construido. ANTAL, 1995. pp -779.
  • MORAES, Anamaria. Algumas estratégias para a implementação da pesquisa em Design considerando sua importância para a consolidação do ensino de Design. Fórum de dirigentes de cursos de Desenho Industrial realizado em Recife. Estudos em Design, maio1997. pp 51 -73.
  • PEVSNER, Nicolaus. Origens da arquitetura moderna e o design. São Paulo, Martins Fontes, 1981.
  • SNYDER, James; CATANESE, Anthony. Introdução à arquitetura. Rio de janeiro, Campus, 1984.
  • WICK, Rainer. Pedagogia da Bauhaus. São Paulo, Martins Fontes, 1989.
  • ZEVI, Bruno. Saber ver a arquitetura. São Paulo, Martins Fontes, 1978.