2º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
UEMG — Belo Horizonte (MG)
Novembro/1996
Teoria & Design
High-Tech & Tucunaré ou Design, Identidade e Diferença na Megalópole Manaus
Morfologia dos Objetos de Uso: uma contribuição para o desenvolvimento de uma Teoria do Design
O estilo dos artefatos, a história social da arte e sua contribuição teórica para o desenho industrial
Reflexões sobre o "ato fotográfico"
Alexandre Wollner
Design & Estratégia
Metodologia
O Processo de Design
Design conceituai do equipamento "Jetpower" de Hidrocorte
O processo de desenvolvimento de produtos
Design do conceito de Design - contribuição para o desenvolvimento projetual
O Design e o uso dos materiais sob uma visão ecológica
Design & Meio Ambiente
Design de Produto
Instalação Sanitária para veículos ferroviários de longa distância
Linha de Embalagens para Sorvetes
Design industrial do Multiplus - supercomputador de processamento paralelo
Design Textil
Minas Identidade Gráfica
Novas competências dos designers usuários de CAD, Informatização no desenvolvimento de produtos têxteis
Medidas antropométricas padronizadas utilização em sistemas CAD-CAM na indústria do vestuário
Design Gráfico
Considerações sobre o Humor: Por um Design Gráfico divertido
Cor ou não cor: a questão da seleção de códigos para utilização em displays de raios catódicos
Design Gráfico, um conceito em discussão
Vicente do Rego Monteiro, tipógrafo
Por um Design espirituoso
Transformações Sociais e Tipografia Urbana: Causa ou Conseqüência?
Van Gogh gostava de amarelo porque só enxergava amarelo?
Design da Informação
Ergonomia
Análise de manejos e controles do console de operação de uma locomotiva diesel- elétrica, segundo critérios de ergonomia e antropometria aplicados
Levantamento Ergonômico do Sistema do Metrô de Superfície de Belo Horizonte - Design das instalações físicas e material rodante
O trabalho dos controladores de aproximação de vôo do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro: as causas do stress e como ele pode dificultar a execução da tarefa
Diagnose e recomendações ergonômicas para o redesenho da cabine do piloto de sistema de transporte metroviário
Considerações no Design de carteiras escolares da pré-escola para uma adequada postura de trabalho
Projeto ergonômico de estações de trabalho de indústria de beneficiamento de fumo
Design de salas de controle de tráfego aéreo
Estudo ergonômico para a utilização de novo processamento de chapas offset totalmente mecanizado
Ergonomia Informacional
Controle Remoto de Televisor - Estudo das relações cognitivas com o usuário
Legibilidade das famílias tipográficas
A ergonomização da comunicação informatizada em sistemas multimídia de uso público
Ergonomia e concepção de interfaces de dispositivos de informação e controle - O caso dos sistemas digitais de controle distribuído
Ergonomia do Produto
Palmilhas para o pé diabético
Ergonomia, usabilidade e qualidade de produtos: conforto e segurança dos usuários; defesa do consumidor
Novo conceito em banca de jornais e revistas considerando princípios ergonômicos
Ensino de Design
Núcleo de Design e Som: para a formação de um novo Designer
Conhecimento histórico e aprendizado com a prática
Trabalho de graduação: cartão de visita do Jovem Designer
O empirismo no lugar da metodologia
Ensino de Ergonomia em cursos de Desenho Industrial -projeto de produto e comunicação visual
O Design Social, a Barraca e o Desenho coletivo na PUC-Rio
As novas tecnologias na formação do Designer - alguns pontos de vista
Desconexões entre a produção do conhecimento tecnológico formal e as demandas sociais para o desenvolvimento em contexto local
2º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
UEMG — Belo Horizonte (MG)
Novembro/1996
Metodologia
O Processo de Design
Resumo
O presente artigo questiona modelos do processo iterativo de design que o apresentam como desenvolvendo-se linear, ordenada e metódicamente, argumentando que sua lógica cartesiana e modernista pressupõe sujeitos (clientes, designers e público) descontextualizados, ahistóricos, assexuados, estáticos e não-contraditórios, em sua tentativa de encontrar validade universal para aqueles modelos. Propõe-se, ao invés, que o processo de design deva ser visto como uma prática social heterogênea, tanto de afirmação como de mudança do status quo, e que, quando criativa, se inspira na diferença, tirando partido do acaso, do êrro e de todos os fatores que caracterizam a subjetividade.
o processo de design; a prática do design; retórica; criatividade
Abstract
This article questions certain models which present the iterative process of design as if it occurred in a linear, orderly and methodic f ashion, arguing that the Cartesian and modernistic logic which underlies them pressupposes decontextualized, ahistorical, sexless, static and non-contradictory subjects (c!ients, designers and the public), in its attempt to achieve universal validity for those models. We propose, instead, that the design process be viewed as an heterogeneous social practice which may affirm, as well as change, the status quo, and which is inspired, when creative, by the concept of difference, taking advantage of chance, errors and ali factors which characterize subjectivity itself.
the design process; design practice; rhetoric; creativity
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