2º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
UEMG — Belo Horizonte (MG)
Novembro/1996
Teoria & Design
High-Tech & Tucunaré ou Design, Identidade e Diferença na Megalópole Manaus
Morfologia dos Objetos de Uso: uma contribuição para o desenvolvimento de uma Teoria do Design
O estilo dos artefatos, a história social da arte e sua contribuição teórica para o desenho industrial
Reflexões sobre o "ato fotográfico"
Alexandre Wollner
Design & Estratégia
Metodologia
O Processo de Design
Design conceituai do equipamento "Jetpower" de Hidrocorte
O processo de desenvolvimento de produtos
Design do conceito de Design - contribuição para o desenvolvimento projetual
O Design e o uso dos materiais sob uma visão ecológica
Design & Meio Ambiente
Design de Produto
Instalação Sanitária para veículos ferroviários de longa distância
Linha de Embalagens para Sorvetes
Design industrial do Multiplus - supercomputador de processamento paralelo
Design Textil
Minas Identidade Gráfica
Novas competências dos designers usuários de CAD, Informatização no desenvolvimento de produtos têxteis
Medidas antropométricas padronizadas utilização em sistemas CAD-CAM na indústria do vestuário
Design Gráfico
Considerações sobre o Humor: Por um Design Gráfico divertido
Cor ou não cor: a questão da seleção de códigos para utilização em displays de raios catódicos
Design Gráfico, um conceito em discussão
Vicente do Rego Monteiro, tipógrafo
Por um Design espirituoso
Transformações Sociais e Tipografia Urbana: Causa ou Conseqüência?
Van Gogh gostava de amarelo porque só enxergava amarelo?
Design da Informação
Ergonomia
Análise de manejos e controles do console de operação de uma locomotiva diesel- elétrica, segundo critérios de ergonomia e antropometria aplicados
Levantamento Ergonômico do Sistema do Metrô de Superfície de Belo Horizonte - Design das instalações físicas e material rodante
O trabalho dos controladores de aproximação de vôo do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro: as causas do stress e como ele pode dificultar a execução da tarefa
Diagnose e recomendações ergonômicas para o redesenho da cabine do piloto de sistema de transporte metroviário
Considerações no Design de carteiras escolares da pré-escola para uma adequada postura de trabalho
Projeto ergonômico de estações de trabalho de indústria de beneficiamento de fumo
Design de salas de controle de tráfego aéreo
Estudo ergonômico para a utilização de novo processamento de chapas offset totalmente mecanizado
Ergonomia Informacional
Controle Remoto de Televisor - Estudo das relações cognitivas com o usuário
Legibilidade das famílias tipográficas
A ergonomização da comunicação informatizada em sistemas multimídia de uso público
Ergonomia e concepção de interfaces de dispositivos de informação e controle - O caso dos sistemas digitais de controle distribuído
Ergonomia do Produto
Palmilhas para o pé diabético
Ergonomia, usabilidade e qualidade de produtos: conforto e segurança dos usuários; defesa do consumidor
Novo conceito em banca de jornais e revistas considerando princípios ergonômicos
Ensino de Design
Núcleo de Design e Som: para a formação de um novo Designer
Conhecimento histórico e aprendizado com a prática
Trabalho de graduação: cartão de visita do Jovem Designer
O empirismo no lugar da metodologia
Ensino de Ergonomia em cursos de Desenho Industrial -projeto de produto e comunicação visual
O Design Social, a Barraca e o Desenho coletivo na PUC-Rio
As novas tecnologias na formação do Designer - alguns pontos de vista
Desconexões entre a produção do conhecimento tecnológico formal e as demandas sociais para o desenvolvimento em contexto local
2º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
UEMG — Belo Horizonte (MG)
Novembro/1996
Design da Informação
Einsenstein e o Design de software
Resumo
A resistência e a admiração sem crítica, que surgiram com chegada do som, retardaram o surgimento de uma verdadeira arte cinematográfica. Hoje, quando recursos sonoros estão disponíveis nos computadores pessoais, a situação é semelhante e o pensamento do cineasta Sergei Einsentein ainda serve como alerta para o designer de software.
design, software, audiovisual
Abstract
The resistance and the admiration without criticism, that come with the sound, to grow the beginning o/ a real cinematographics arts. Today, when the sound schedules arrive in personals computers the situation is similar and the thought o/ the cineast Sergei Einsenstein ready to alert the software designers.
Referências bibliográficas
- ANDREW, J. Dudley. As principais teorias do cinema: uma introdução. Terexa Ottoni (trad.) led. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1989. 270p.
- BALÁZS, Bela. Theory of the Film: Caracter and Growth of a New Art. Edith Bone (trad.) Londres: Dbson, 1952 apud ANDREW, J. Dudley. As principais teorias do cinema: Uma introdução. Terexa Ottoni (trad.) led. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1989. 270p.
- BETHÔNICO, Jalver. Cor e Som: Relações e Comparações. Belo Horizonte: FUMA, 1988. (Transparências).
- __ .Comunicação Visual e Comunicação Sonora: Uma Relação. Belo Horizonte: FUMA, 1989. (Projeto de Graduação não publicado).
- __. Cor e Som. Belo Horizonte: FUMA, 1990-1992. Relatórios de pesquisa não publicados)
- __ . Comunicação Visual e Comunicação Sonora: uma relação semiótica. Belo Horizonte: Escola de Biblioteconomia da UFMG, 1995. 215p.(dissertação de mestrado).
- BONSIEPE, Gui. Disefío de Interface de Usuário Humano; un programa de correo electrônico. DGD, p.36-43, [s.n.t.].
- DA VIS, Howard; SPINK, Jonathan. Developing an audiovisual catalogue for communications and image studies. The Audiovisual librarian, v.16, n.4, p.158- 166, 1990
- DOLABELA, Marcelo (org). Poesia. Imagem. Som. Belo Horizonte: led, Prefeitura de Belo Horizonte. 1994. 56p. temporada de poesia v.4
- EINSENSTEIN, Sergei. Memórias Imorais: uma autobiografia. São Paulo: Companhia das Letras, 1987. 375p.
- __ . A forma do Filme. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1990a. 227p.
- __ . O Sentido do Filme. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1990b. 145p.
- __ . O Princípio Cinematográfico e o Cinema. ln:
- CAMPOS, Haroldo de (org). Ideograma; Lógica, Poesia, Linguagem. São Paulo: Cultrix, 1986.
- KRUGER, Peter. The effects of multimedia technology on news distribution. The Audiovisual Librarian, v.18, n.1, p.42-45, 1992
- LEITE, João de Souza. Similaridade x Singularidade; o designer e a computação. Estudos em Design, v.2, n.1, p.87-92, jul. 1994
- McCARTHY, Cavan M.; TARGINO, Maria das Graças. Materiais audiovisuais na sociedade e nas bibliotecas brasileiras. R. Esc. Bibliotecon. UFMG, Belo Horizonte, v.13, n.2: p.302-321, set. 1984
- MONTEIRO, A. et ai. Apreciação e Avaliação do Posto Informatizado do CCBB para Orientação e Informação ao Público. Estudos em Design, v.2, n.2, p.3-9, nov. 1994
- MORAES, A. et ai. Interação Homem-Computador: comunicadores visuais x programas gráficos. Estudos em Design, v.2, n.2, p.7-23, dez. 1995
- __ . et ai. Navegando através de sistemas multimídia de uso público: uma abordagem ergonómica. Estudos em Design, v.III, n.2, p.19-31, nov. 1994
- MUSSO, A.R. et ai. Processo de Desarrollo de la Forma y Computacion. DGD, p. 34-39 [s.n.t.].
- RIOS, Hilmar Toscano. O som da arquitetura. Belo Horizonte: Escola de Arquitetura da UFMG, 1981. 188p.(Tese, concurso à vaga de Prof. Titular).
- SOARES, Flávia. Interação Homem-Computador: apreciação e avaliação ergonómica de hipertexto. Estudos em Design, v.2, n.2, p.11-17, nov. 1994
- SPITZ, Rejane. Ritmos, Sabores, Códigos e Significados: o papel da cultura na computação gráfica. Estudos em Design, v.2, n.l, p.55-61, jul. 1994
- VEJA. Computador; o micro chega às casas. São Paulo: Abril, ano 28, n.48, dez.1995. Número especial.
- VRIES, Johanna L. de. Media and manager: an audiovisual relationship? The use of av media in library management. The Audiovisual Librarian, v.16, n.2, p.64-69, 1990 Einsenstein