2º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
UEMG — Belo Horizonte (MG)
Novembro/1996
Teoria & Design
High-Tech & Tucunaré ou Design, Identidade e Diferença na Megalópole Manaus
Morfologia dos Objetos de Uso: uma contribuição para o desenvolvimento de uma Teoria do Design
O estilo dos artefatos, a história social da arte e sua contribuição teórica para o desenho industrial
Reflexões sobre o "ato fotográfico"
Alexandre Wollner
Design & Estratégia
Metodologia
O Processo de Design
Design conceituai do equipamento "Jetpower" de Hidrocorte
O processo de desenvolvimento de produtos
Design do conceito de Design - contribuição para o desenvolvimento projetual
O Design e o uso dos materiais sob uma visão ecológica
Design & Meio Ambiente
Design de Produto
Instalação Sanitária para veículos ferroviários de longa distância
Linha de Embalagens para Sorvetes
Design industrial do Multiplus - supercomputador de processamento paralelo
Design Textil
Minas Identidade Gráfica
Novas competências dos designers usuários de CAD, Informatização no desenvolvimento de produtos têxteis
Medidas antropométricas padronizadas utilização em sistemas CAD-CAM na indústria do vestuário
Design Gráfico
Considerações sobre o Humor: Por um Design Gráfico divertido
Cor ou não cor: a questão da seleção de códigos para utilização em displays de raios catódicos
Design Gráfico, um conceito em discussão
Vicente do Rego Monteiro, tipógrafo
Por um Design espirituoso
Transformações Sociais e Tipografia Urbana: Causa ou Conseqüência?
Van Gogh gostava de amarelo porque só enxergava amarelo?
Design da Informação
Ergonomia
Análise de manejos e controles do console de operação de uma locomotiva diesel- elétrica, segundo critérios de ergonomia e antropometria aplicados
Levantamento Ergonômico do Sistema do Metrô de Superfície de Belo Horizonte - Design das instalações físicas e material rodante
O trabalho dos controladores de aproximação de vôo do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro: as causas do stress e como ele pode dificultar a execução da tarefa
Diagnose e recomendações ergonômicas para o redesenho da cabine do piloto de sistema de transporte metroviário
Considerações no Design de carteiras escolares da pré-escola para uma adequada postura de trabalho
Projeto ergonômico de estações de trabalho de indústria de beneficiamento de fumo
Design de salas de controle de tráfego aéreo
Estudo ergonômico para a utilização de novo processamento de chapas offset totalmente mecanizado
Ergonomia Informacional
Controle Remoto de Televisor - Estudo das relações cognitivas com o usuário
Legibilidade das famílias tipográficas
A ergonomização da comunicação informatizada em sistemas multimídia de uso público
Ergonomia e concepção de interfaces de dispositivos de informação e controle - O caso dos sistemas digitais de controle distribuído
Ergonomia do Produto
Palmilhas para o pé diabético
Ergonomia, usabilidade e qualidade de produtos: conforto e segurança dos usuários; defesa do consumidor
Novo conceito em banca de jornais e revistas considerando princípios ergonômicos
Ensino de Design
Núcleo de Design e Som: para a formação de um novo Designer
Conhecimento histórico e aprendizado com a prática
Trabalho de graduação: cartão de visita do Jovem Designer
O empirismo no lugar da metodologia
Ensino de Ergonomia em cursos de Desenho Industrial -projeto de produto e comunicação visual
O Design Social, a Barraca e o Desenho coletivo na PUC-Rio
As novas tecnologias na formação do Designer - alguns pontos de vista
Desconexões entre a produção do conhecimento tecnológico formal e as demandas sociais para o desenvolvimento em contexto local
2º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
UEMG — Belo Horizonte (MG)
Novembro/1996
Design & Estratégia
O Design dentro da estratégia empresarial
Resumo
O objetivo deste texto é apresentar para os representantes da demanda por design, as circunstâncias do ambiente de atuação das empresas que fazem do design uma ferramenta estratégica oportuna. É objetivo também oferecer um panorama das condições necessárias para o sucesso da utilização do design dentro das empresas.
O Programa Brasileiro do Design lança algumas perguntas: estariam os designers preparados para um possível aumento da demanda por design de produtos dentro das empresas? Por outro lado, seria o design a nova solução para os problemas de todas as empresas?
Neste artigo é definido em que tipo de ambiente genérico de atuação das empresas o design geraria maiores resultados e, de um modo mais especifico, quais as características das empresas que absorveriam a filosofia do design com maior possibilidade de sucesso.
design, estratégia, estrutura organizacional
Abstract
The Brazilian Design Program is posing some questions: do the designers are prepared to demand increase for product design inside enterprise? ln the other side, the design wold be the new solution for ali enterprises 'problems?
ln this article is defined in what kind of enterprise 's environment, design will produce best results. ln a specific view, with are the enterprise characteristics that better absorbed the design philosophy?
Referências bibliográficas
- CARVALHO, V. A. P., A percepção de compradores organizacionais quanto a imagem do país de origem dos produtos. Rio de Janeiro: COPPEAD/UFRJ, 1993. Dissertação de Mestrado.
- CHIAVENATO, I, Administração: teoria, processo, e prática, São Paulo, McGraw-Hill, 1987.
- COSTA PEREIRA, B. H. K., Desisões Estratégicas de Marketing em Ambientes Turbulentos: um estudo esploratório no setor de bens de consumo não duráveis em 1981 e 1989. Rio de Janeiro: COPPEAD/UFRJ, 1992.
- DA Y, G. S. Estratégia voltadapara o mercado: Processos para a criação de valor dirigidos ao cliente. Rio de Janeiro: Record, 1990.
- GARVIN, D. A. Managing Quality. The Strategic And Competitive Edge. New York: The Free Press, 1988
- KOTLER, P., Administração de Marketing: análise, planejamento, implementação e controle, São Paulo, Atlas, 1990.
- LEHMANN, D. R. e WINER, R. S. Analysis for marketing planning. PBI-Irwin, 1988
- MEDEIROS, E. N., Uma proposta de metodologia para o desenvolvimento de projeto de produto. Rio de Janeiro, COPPE/UFRJ, 1981. 179p. Dissertação de Mestrado.
- MAGALHÃES, C.F. Design estratégico: integração e ação do design industrial. Estudos em Design, Rio de Janeiro, v.3, n.1, p.15/27, jul. 1995.