2º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
UEMG — Belo Horizonte (MG)
Novembro/1996
Teoria & Design
High-Tech & Tucunaré ou Design, Identidade e Diferença na Megalópole Manaus
Morfologia dos Objetos de Uso: uma contribuição para o desenvolvimento de uma Teoria do Design
O estilo dos artefatos, a história social da arte e sua contribuição teórica para o desenho industrial
Reflexões sobre o "ato fotográfico"
Alexandre Wollner
Design & Estratégia
Metodologia
O Processo de Design
Design conceituai do equipamento "Jetpower" de Hidrocorte
O processo de desenvolvimento de produtos
Design do conceito de Design - contribuição para o desenvolvimento projetual
O Design e o uso dos materiais sob uma visão ecológica
Design & Meio Ambiente
Design de Produto
Instalação Sanitária para veículos ferroviários de longa distância
Linha de Embalagens para Sorvetes
Design industrial do Multiplus - supercomputador de processamento paralelo
Design Textil
Minas Identidade Gráfica
Novas competências dos designers usuários de CAD, Informatização no desenvolvimento de produtos têxteis
Medidas antropométricas padronizadas utilização em sistemas CAD-CAM na indústria do vestuário
Design Gráfico
Considerações sobre o Humor: Por um Design Gráfico divertido
Cor ou não cor: a questão da seleção de códigos para utilização em displays de raios catódicos
Design Gráfico, um conceito em discussão
Vicente do Rego Monteiro, tipógrafo
Por um Design espirituoso
Transformações Sociais e Tipografia Urbana: Causa ou Conseqüência?
Van Gogh gostava de amarelo porque só enxergava amarelo?
Design da Informação
Ergonomia
Análise de manejos e controles do console de operação de uma locomotiva diesel- elétrica, segundo critérios de ergonomia e antropometria aplicados
Levantamento Ergonômico do Sistema do Metrô de Superfície de Belo Horizonte - Design das instalações físicas e material rodante
O trabalho dos controladores de aproximação de vôo do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro: as causas do stress e como ele pode dificultar a execução da tarefa
Diagnose e recomendações ergonômicas para o redesenho da cabine do piloto de sistema de transporte metroviário
Considerações no Design de carteiras escolares da pré-escola para uma adequada postura de trabalho
Projeto ergonômico de estações de trabalho de indústria de beneficiamento de fumo
Design de salas de controle de tráfego aéreo
Estudo ergonômico para a utilização de novo processamento de chapas offset totalmente mecanizado
Ergonomia Informacional
Controle Remoto de Televisor - Estudo das relações cognitivas com o usuário
Legibilidade das famílias tipográficas
A ergonomização da comunicação informatizada em sistemas multimídia de uso público
Ergonomia e concepção de interfaces de dispositivos de informação e controle - O caso dos sistemas digitais de controle distribuído
Ergonomia do Produto
Palmilhas para o pé diabético
Ergonomia, usabilidade e qualidade de produtos: conforto e segurança dos usuários; defesa do consumidor
Novo conceito em banca de jornais e revistas considerando princípios ergonômicos
Ensino de Design
Núcleo de Design e Som: para a formação de um novo Designer
Conhecimento histórico e aprendizado com a prática
Trabalho de graduação: cartão de visita do Jovem Designer
O empirismo no lugar da metodologia
Ensino de Ergonomia em cursos de Desenho Industrial -projeto de produto e comunicação visual
O Design Social, a Barraca e o Desenho coletivo na PUC-Rio
As novas tecnologias na formação do Designer - alguns pontos de vista
Desconexões entre a produção do conhecimento tecnológico formal e as demandas sociais para o desenvolvimento em contexto local
2º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
UEMG — Belo Horizonte (MG)
Novembro/1996
Ensino de Design
O empirismo no lugar da metodologia
Resumo
O ensino nas escolas de Desenho Industrial tem dado alguns bons resultados a despeito de qual metodologia tem sido empregada em sala de aula. Na prática, alguns professores vão adotando, quase que intuitivamente, procedimentos que, sem tanto comprometimento rigoroso com esta ou aquela abordagem pedagógica, acabam proporcionando aos alunos um aprendizado fluente e agradável. Os dois trabalhos aqui apresentados são frutos desta tentativa com alunos de Desenvolvimento de Projeto e Produto. As propostas de trabalho, os objetivos, a evolução levaram em conta, como ponto de partida, o empirismo, ou seja a observação e a experimentação do problema até o resultado final.
empirismo, ensino, produto
Abstract
The Design Schools have been of great results lately despite the methodology approached when performing the teaching. Today, some professors have been doing their teaching almost intuitively and being not very much committed to the accomplishment of an specific pedagogical approach and that has offered the students a greater and more confortable learning acquisition. Both works presented here are the result of a hard work to which the Products and Projects Development were performed by the students who were directly involved. The objective, purpose and evolution of these works took the empiricism into account as the basis, that means, getting these projects to an end by experiencing and observing their final results.
Referências bibliográficas
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