2º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

UEMG — Belo Horizonte (MG)

Novembro/1996

Ensino de Design

O empirismo no lugar da metodologia

Resumo

O ensino nas escolas de Desenho Industrial tem dado alguns bons resultados a despeito de qual metodologia tem sido empregada em sala de aula. Na prática, alguns professores vão adotando, quase que intuitivamente, procedimentos que, sem tanto comprometimento rigoroso com esta ou aquela abordagem pedagógica, acabam proporcionando aos alunos um aprendizado fluente e agradável. Os dois trabalhos aqui apresentados são frutos desta tentativa com alunos de Desenvolvimento de Projeto e Produto. As propostas de trabalho, os objetivos, a evolução levaram em conta, como ponto de partida, o empirismo, ou seja a observação e a experimentação do problema até o resultado final.

Palavras-chave:

empirismo, ensino, produto

Abstract

The Design Schools have been of great results lately despite the methodology approached when performing the teaching. Today, some professors have been doing their teaching almost intuitively and being not very much committed to the accomplishment of an specific pedagogical approach and that has offered the students a greater and more confortable learning acquisition. Both works presented here are the result of a hard work to which the Products and Projects Development were performed by the students who were directly involved. The objective, purpose and evolution of these works took the empiricism into account as the basis, that means, getting these projects to an end by experiencing and observing their final results.

Referências bibliográficas

-