2º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

UEMG — Belo Horizonte (MG)

Novembro/1996

Ergonomia do Produto

Ergonomia, usabilidade e qualidade de produtos: conforto e segurança dos usuários; defesa do consumidor

Resumo

Introduzindo os conceitos de qualidade, usabilidade e segurança de produtos, esse estudo tem como objetivos verificar até que ponto os instrumentos de defesa do consumidor (código e órgãos responsáveis) atendem a esses critérios. Mais ainda, trata de identificar a atitude do consumidor com relação a produtos defeituosos e a problemas com o uso, caracterizar o erro humano, além de apresentar um estudo de caso envolvendo produtos eletrodomésticos.

Palavras-chave:

ergonomia e confiabilidade; análise da tarefa e erro humano; defesa do consumidor

Abstract

Introducing the concepts of product quality, usability and safety, this study main purposes are to verify whether the consumer defense means take into consideration these criteria. Moreover, try to identify the users 'atitude towards faulty products and usability problems, define human errar, as long as presenta case study using electrical appliances

Referências bibliográficas

  • JURAN, J.M.; GRYNA, F.M. Juran 's quality contra! handbook. New York, Me Graw-Hill, 1988. 4th ed.
  • LAUGHERY, K.R. Everybody knows or do they? ln.: Ergonomics in design. July, 8-13.
  • LEONARD, G.; DIGBY, S.E. Consumer perceptions of safety of consumer products. ln: KUMAR, S. Advances in industrial ergonomics and safety IV. London, Taylor & Francis, 1992. p. 169-176.
  • MENON, U.; O'GRADY, J.; GU, J.Z.; YOUNG, E. Quality function deployment; an overview. ln:
  • SYAN, C.S. MENON, U. (eds). Concurrent engineering: concepts implementation and practice. London. Chapman & Hall, 1994.
  • MORAES, Anamaria de. O projeto ergonômico de espaços de trabalho; exemplos de estações de trabalho informatizados. ln.: Anais do 2o Encontro Nacional de Conforto no Ambiente Construído. Florianópolis, ANTAC/ABERGO/SOBRAC, 1993. p. 363-372.
  • SMITH, I. Meeting costumers needs. Oxford, Butterworth Heinemann, 1994.
  • SOARES, Marcelo M. Translating the voice ofthe costumer into product requirements: customer needs in the design of ergonomic products. Loughborough (UK), Loughborough University ofTechnology/ Department Human Sciences, 1995.
  • STANTON, Neville. Task Analysis for error identification. ln.: Proceedings of the IEA World Conference 1995, 3rd Latin American and 7th Brazilian Ergonomics Congress. Rio de Janeiro, ABERGO, 1995. p. 774-777.
  • THIMBLEBY, H. Can humans think? The Ergonomics Society Lecture 1991. ln.: Ergonomics, 33, p. 341- 347.