2º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

UEMG — Belo Horizonte (MG)

Novembro/1996

Teoria & Design

Reflexões sobre o "ato fotográfico"

Resumo

Esse artigo discute o que é ou pode ser revelado por uma imagem fotográfica a partir de três posições epistemológicas indicadas por Dubois (1994): a fotografia como espelho do real, a fotografia como transformação do real, e a fotografia como um traço do real. As relações entre fotografia e arte no século XX são examinadas, considerando-se a influência da "visão fotográfica" no advento de uma arte baseada na lógica do índice, do ato, do traço, do signo (não mimético) em conexão física com seu referente externo.

Palavras-chave:

fotografia, arte, semiologia

Abstract

This paper discusses what is or can be revealed by a photographical image from three epistemological positions pointed by Dubois (1994): photography as a mirrar of real, photography as a transformation of real, and photography as a trace of real. The relation between photography and art in the century XX are examined, taking into consideration the influence of "photographical vision" on the arrival of an art based on the lógic índex, of act, of trace, of (non-mimetic) sign in physical connection with its externa! referent.

Referências bibliográficas

  • ARGAN, G.C. (1992) -Arte Moderna. (tradução: Denise Bottmann e Federico Carotti). São Paulo; Companhia das Letras.
  • BARTHES, R. (1980) - La chambre claire. Note sur la photographie. Éditions de l'Étoile, Gallimard, Le Seuil.
  • BENJAMIN, W. (1987) - Pequena História da Fotografia. Em: BENJAMIN, w. (1987) - Obras Escolhidas. Magia e técnica, arte e política. (tradução: Sergio Paulo Rouanet). São Paulo, Editora Brasiliense.
  • DUBOIS, P. (1994) - O ato fotográfico e outros ensaios. (tradução: Marina Appenzeler). Campinas, São Paulo, Papirus. (Coleção Ofício de Arte e Forma).
  • FRAYZE-PEREIRA, J. (1983) - Sobre o mistério da fotografia. Arte em São Paulo, 17, 11-15.
  • JANSON, H.W. (1993) -História Geral da Arte. São Paulo, Livraria Martins Fontes Editora. Vol. 3.
  • KRAUSS, R. (1990) -Le Photographique. Pour une théorie des Ecarts. (traduction: Marc Bloch et Jean Kempf). Paris, Editions Macula.
  • KUBRUSL Y, C.A. (1991) - O que é Fotografia. São Paulo, Editora Brasiliense. 4• edição. LEITE, M.M. (1993) - Retratos de Família. São Paulo, EDUSP. (Coleção Texto & Arte, v.9).
  • MARTIN, D.F. & JACOBUS, L.A. (1991) - The Humanities through the Arts. New York, McGrawHill, Inc. Fourth edition.
  • MILGRAM, S. (1976) - Um psicólogo olha para a câmara fotográfica. Discurso, 32-43.
  • SONTAG, S. (1986) - Ensaios sobre fotografia. Lisboa, Publicações Dom Quixote. (Coleção Arte e Sociedade).