2º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
UEMG — Belo Horizonte (MG)
Novembro/1996
Teoria & Design
High-Tech & Tucunaré ou Design, Identidade e Diferença na Megalópole Manaus
Morfologia dos Objetos de Uso: uma contribuição para o desenvolvimento de uma Teoria do Design
O estilo dos artefatos, a história social da arte e sua contribuição teórica para o desenho industrial
Reflexões sobre o "ato fotográfico"
Alexandre Wollner
Design & Estratégia
Metodologia
O Processo de Design
Design conceituai do equipamento "Jetpower" de Hidrocorte
O processo de desenvolvimento de produtos
Design do conceito de Design - contribuição para o desenvolvimento projetual
O Design e o uso dos materiais sob uma visão ecológica
Design & Meio Ambiente
Design de Produto
Instalação Sanitária para veículos ferroviários de longa distância
Linha de Embalagens para Sorvetes
Design industrial do Multiplus - supercomputador de processamento paralelo
Design Textil
Minas Identidade Gráfica
Novas competências dos designers usuários de CAD, Informatização no desenvolvimento de produtos têxteis
Medidas antropométricas padronizadas utilização em sistemas CAD-CAM na indústria do vestuário
Design Gráfico
Considerações sobre o Humor: Por um Design Gráfico divertido
Cor ou não cor: a questão da seleção de códigos para utilização em displays de raios catódicos
Design Gráfico, um conceito em discussão
Vicente do Rego Monteiro, tipógrafo
Por um Design espirituoso
Transformações Sociais e Tipografia Urbana: Causa ou Conseqüência?
Van Gogh gostava de amarelo porque só enxergava amarelo?
Design da Informação
Ergonomia
Análise de manejos e controles do console de operação de uma locomotiva diesel- elétrica, segundo critérios de ergonomia e antropometria aplicados
Levantamento Ergonômico do Sistema do Metrô de Superfície de Belo Horizonte - Design das instalações físicas e material rodante
O trabalho dos controladores de aproximação de vôo do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro: as causas do stress e como ele pode dificultar a execução da tarefa
Diagnose e recomendações ergonômicas para o redesenho da cabine do piloto de sistema de transporte metroviário
Considerações no Design de carteiras escolares da pré-escola para uma adequada postura de trabalho
Projeto ergonômico de estações de trabalho de indústria de beneficiamento de fumo
Design de salas de controle de tráfego aéreo
Estudo ergonômico para a utilização de novo processamento de chapas offset totalmente mecanizado
Ergonomia Informacional
Controle Remoto de Televisor - Estudo das relações cognitivas com o usuário
Legibilidade das famílias tipográficas
A ergonomização da comunicação informatizada em sistemas multimídia de uso público
Ergonomia e concepção de interfaces de dispositivos de informação e controle - O caso dos sistemas digitais de controle distribuído
Ergonomia do Produto
Palmilhas para o pé diabético
Ergonomia, usabilidade e qualidade de produtos: conforto e segurança dos usuários; defesa do consumidor
Novo conceito em banca de jornais e revistas considerando princípios ergonômicos
Ensino de Design
Núcleo de Design e Som: para a formação de um novo Designer
Conhecimento histórico e aprendizado com a prática
Trabalho de graduação: cartão de visita do Jovem Designer
O empirismo no lugar da metodologia
Ensino de Ergonomia em cursos de Desenho Industrial -projeto de produto e comunicação visual
O Design Social, a Barraca e o Desenho coletivo na PUC-Rio
As novas tecnologias na formação do Designer - alguns pontos de vista
Desconexões entre a produção do conhecimento tecnológico formal e as demandas sociais para o desenvolvimento em contexto local
2º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
UEMG — Belo Horizonte (MG)
Novembro/1996
Teoria & Design
Alexandre Wollner
Resumo
Em 31 de outubro de 1991 deu-se início no MAC - Museu de Arte Contemporânea de São Paulo - uma exposição de cartazes dos anos 40, 50 e 60, cuja curadoria ficou a cargo de Alexandre Wollner. No prospecto de apresentação da exposição, Wollner afirma:
"O acervo do MAC, somado a algumas peças de minha coleção permitem apenas uma mostra relativamente acanhada ainda que importante para o início de um debate profundo sobre a pobreza da situação cultural contemporânea se comparada com os férteis anos de 40, 50 e 60, principalmente no que se refere aos cartazes".
A grande questão que se coloca frente a esta afirmação, é: Quais os parâmetros que fazem Alexandre Wollner caracterizar as décadas de 40, 50 e 60 como "férteis anos" e a situação atual, como uma "pobreza" ?
Portanto, o intuito deste trabalho é contribuir "para o início de um debate profundo" por meio de uma análise que vise apontar alguns dos parâmetros que caracterizaram a produção dos trabalhos de Alexandre Wollner.
Wollner, logomarcas, produção
Referências bibliográficas
- AMARAL, Aracy, org. Projeto Construtivo brasileiro na arte: 1950-1962. Rio de Janeiro, Museu de Arte Moderna; São Paulo, Pinacoteca do Estado, 1977.
- ARGAN, Giulio Cario. Arte Moderna. São Paulo, Companhia das Letras, 1992.
- DESIGN & INTERIORES. "Wollner: três décadas com bem mais que 'marquinhas' ".Julho/ Agosto, 1988.
- WOLLNER, Alexandre. Texto de curadoria da exposição de cartazes dos anos 40, 50 e 60. São Paulo, outubro/ 91.