2º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

UEMG — Belo Horizonte (MG)

Novembro/1996

Teoria & Design

Alexandre Wollner

Resumo

Em 31 de outubro de 1991 deu-se início no MAC - Museu de Arte Contemporânea de São Paulo - uma exposição de cartazes dos anos 40, 50 e 60, cuja curadoria ficou a cargo de Alexandre Wollner. No prospecto de apresentação da exposição, Wollner afirma:

"O acervo do MAC, somado a algumas peças de minha coleção permitem apenas uma mostra relativamente acanhada ainda que importante para o início de um debate profundo sobre a pobreza da situação cultural contemporânea se comparada com os férteis anos de 40, 50 e 60, principalmente no que se refere aos cartazes".

A grande questão que se coloca frente a esta afirmação, é: Quais os parâmetros que fazem Alexandre Wollner caracterizar as décadas de 40, 50 e 60 como "férteis anos" e a situação atual, como uma "pobreza" ?

Portanto, o intuito deste trabalho é contribuir "para o início de um debate profundo" por meio de uma análise que vise apontar alguns dos parâmetros que caracterizaram a produção dos trabalhos de Alexandre Wollner.

Palavras-chave:

Wollner, logomarcas, produção

Referências bibliográficas

  • AMARAL, Aracy, org. Projeto Construtivo brasileiro na arte: 1950-1962. Rio de Janeiro, Museu de Arte Moderna; São Paulo, Pinacoteca do Estado, 1977.
  • ARGAN, Giulio Cario. Arte Moderna. São Paulo, Companhia das Letras, 1992.
  • DESIGN & INTERIORES. "Wollner: três décadas com bem mais que 'marquinhas' ".Julho/ Agosto, 1988.
  • WOLLNER, Alexandre. Texto de curadoria da exposição de cartazes dos anos 40, 50 e 60. São Paulo, outubro/ 91.