2º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

UEMG — Belo Horizonte (MG)

Novembro/1996

Design Gráfico

Por um Design espirituoso

Resumo

Objetiva-se apresentar um estudo sobre os enunciados espirituosos design gráfico. A revisão de literatura permitiu o conhecimento da relevância do riso e das condições essenciais para a ocorrência do chiste na comunicação. Além de identificar as características e adotar uma classificação do enunciado espirituoso, foram apontadas algumas técnicas aplicáveis para a construção desse tipo de enunciado em design gráfico, esboçando assim uma metodologia de análise.

Palavras-chave:

design gráfico, semiologia, espirituoso

Abstract

The purpose to be achieved by this paper is to present the study about spirited graphic design. The revision of literature has provided the means to perceive the relevance of laughter and of the essential conditions for its occurrence. ln addition to the identification of some characteristics and the classification of the spirited communication, there were presented some strategies suitable for the creation of a spirited graphic design, drafting therefore the basis of a methodology of analysis.

Keywords:

graphic design, semiology, spirited

Referências bibliográficas

  • ALESSI, Alberto. Design & Poetry. ln: VIHMA, Susann. Objects and Jmages : studies in design and advertising. Helsinki : University of Industrial Arts Helsinki, 1992. 229 p. Cap. 1 : Semantics of Design Product: fields of interest, p. 10-15.
  • BERGSON, Henry. O Riso: ensaio sobre a significação do cômico. Rio de Janeiro: s. n., 1987. 105 p.
  • ECO, Umberto. O Nome da Rosa. Rio de Janeiro: Record, 1986. 562 p.
  • FREUD, Signund. Obras Completas. Madrid: Biblioteca Nueva, 1997. 1062 p. 3 v. V 1. Cap. 8: O Chiste e sua relação com o inconsciente, p. 826-937.
  • METZ, Christian et. al. A Análise das Imagens. Petrópolis: Vozes, 1993. 150 p.
  • MUNARI, Bruno. Fantasia, Invenção, Criatividade na Comunicação Visual. 2 ed. Lisboa: Presença, 1987. 220 p.
  • PEIRCE, Charles Sanders. Semiótica e Filosofia. São Paulo: Cultrix, 1972. 164 p.
  • __ . Semiótica. São Paulo: Perspectiva, 1977. 337p.
  • PENINOU, Georges. Semiótica de la Publicidad. Barcelona : Gustavo Gilli, 1976. 223 p. (Colección Comunicación Visual)
  • SPENSER, Herbert. Fisiologia do Riso. ln : Biblioteca Internacional de Obras Célebres. Lisboa : Sociedade Internacional, s.d. 24 v. V. 19, p. 9336-9347.