2º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

UEMG — Belo Horizonte (MG)

Novembro/1996

Design da Informação

Classificação das relações entre a comunicação visual e comunicação sonora

Resumo

Este é um estudo das possibilidades de relacionar os signos visuais e sonoros com seu contexto e um com o outro, dentro dos parâmentros teóricos da Semiótica de Peirce. A perspectiva geral é a de fornecer um saber que viabilize uma prática apontando lacunas no estudo desta área.

Palavras-chave:

audiovisual, semiótica, linguagem

Abstract

This is a study of the possibilities of establishing relationships between visual and sound sign, carried out within the theoretical parameters of Peirce 's semiotic. The overall perspective is one of attempting to produce a body of knowledge that is instrumental for practice, pointing, at the sarne time, to defficiencies in this area of studies.

Referências bibliográficas

  • AICHER, Otl e KRAMPEN, Martin. Sistemas de signos en la comunicación visual. Barcelona: Editorai Gustavo Gili, 1979.
  • ANDREW, J. Dudley. As principais teorias do cinema: uma introdução. Terexa Ottoni (trad.) led. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1989. 270p.
  • ANTUNES, Jorge. A Correspondência entre os Sons e as Cores. Brasília: Thesaurus Editora, 1982. 64p.
  • ARNHEIM, Rudolf. Arte e percepção visual. 2. ed. São Paulo: Pioneira, 1984. 503p.
  • BETH ÔNI CO, J ai ver. Cor e Som: relações e Comparações. Belo Horizonte: FUMA, 1988. (Transparências).
  • __ . Comunicação Visual e Comunicação Sonora: uma relação. Belo Horizonte: FUMA, 1989. (Projeto de Graduação não publicado).
  • __ . Cor e Som. Belo Horizonte: FUMA, 1990-1992. (Relatórios de pesquisa não publicados)
  • __ . Comunicação Visual e Comunicação Sonora: uma relação semiótica. Belo Horizonte: Escola de Biblioteconomia da UFMG, 1995. 215p.(dissertação de mestrado).
  • COELHO NETTO, J. Teixeira. Semiótica, informação e comunicação. 2 ed. São Paulo: Perspedtiva, 1980. 222p.
  • CURY, Carlos R. Jamil. Educação e contradição. São Paulo: 3 ed., Cortez, 1987. p.134.
  • DAVIS, Howard; SPINK, Jonathan. Developing an audiovisual catalogue for communications and image studies. The Audiovisual librarian, v.16, n.4, p.158- 166, 1990.
  • DOLABELA, Marcelo (org). Poesia. Imagem. Som. Belo Horizonte: led, Prefeitura de Belo Horizonte. 1994. 56p. temporada de poesia v.4
  • EINSENSTEIN, Sergei. Memórias Imorais: uma autobiografia. São Paulo: Companhia das Letras, 1987. 375p.
  • __ . A forma do Filme. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1990a. 227p.
  • __ . O Sentido do Filme. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1990b. 145p.
  • ERBOLATO, Mário L.; BARBOSA, Júlio César T. Comunicação e cotidiano. Campinas: Papirus, 1984. 192p.
  • FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. 2.ed.rev.aum. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.1838 p.
  • GADOTTI, Moacir. Ação social e prática social transformadora. [s.n.t.], p.5-13.
  • GALHOZ, Maria Aliete (org.). Fernando Pessoa; obra poética. 8.ed. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1981. p.154
  • GOETHE. Conversações com Eckerman (23 de março de 1829) apud EINSENTEIN, Sergei.Aforma do Filme. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1990a. 227p.
  • GOMEZ, Maria N. González. Informação e conhecimento. Ciência da informação, Brasília, v.13, n.2, p.107-114, jul./dez. 1984
  • HAFT. What does the reader want? The reading process - London - Bingley, [s.d.], p.41-48
  • HARRISON, Helen P. Training for audiovisual archivists. The Audiovisual Librarian, v.16, n.3, p.116-122, 1990
  • HEGEL. Estética - pintura e música. trad. Álvaro Ribeiro. Lisboa: Guimarães & Companhia Editores, 1974, p.181-182 apud WISNIK, José Miguel. O som e o sentido. São Paulo: Companhia Das Letras, 1989. 256p.
  • HENEINE, Ibrahim Felippe. Biofísica básica. Rio de Janeiro: Atheneu, 1984. 402p.
  • HESSELGREN, Sven. Los Medio de Expression de la Arquitetura. Trad. eng. Bengt Dahlback, Rev. Téc. do arq. César V. Jane/lo. Buenos Aires: Eudeba, 1964 apud RIOS, Hilmar Toscano. O som da arquitetura. Belo Horizonte: Escola de Arquitetura da UFMG, 1981. 188p.(Tese, concurso à vaga de Prof. Titular).
  • LEINING, C. E. Tratado de Musicoterapia. Seta, 1977. p.13-78
  • LIDA, Itiro. Ergonomia: projeto e produção. 2ed. São Paulo: Edgar Blücher,1992, 465 p.
  • KRUGER, Peter. The effects of multimedia technology on news distribution. The Audiovisual Librarian, v.18, n.l, p.42-45, 1992
  • McCARTHY, Cavan M.; TARGINO, Maria das Graças. Materiais audiovisuais na sociedade e nas bibliotecas brasileiras. R. Esc. Bibliotecon. UFMG, Belo Horizonte, v.13, n.2: p.302-321, set. 1984
  • MENUHIM, Yehudi & DA VIS, Curtis W. A Música do Homem. São Paulo: Martins Fontes, 1981. 319p.
  • NATTIEZ, Jean-jacques; ECO, Umberto; RUWET, Nicolas; MOLINO, Jean. Semiologia da música. Lisboa: Vega, [s.d.]. 166p.
  • OGDEN, G. K. & RICHARDS, I. A. O significado de significado. Rio de Janeiro: Zahar, 1972 apud
  • COELHO NETTO, J. Teixeira. Semiótica, informação e comunicação. 2 ed.São Paulo: Perspedtiva, 1980. 222 p.
  • OSTROWER, Fayga. Universos da arte. 4. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1987. 358p.
  • PEDROSA, Israel. Da Cor à Cor Inexistente. Rio de Janeiro: Léo Christiano Editorial, 1982. 224 p. (coeditado pela FENAME)
  • PEIRCE, Charles S. Semiótica. 2 ed. São Paulo: Perspectiva, 1990. 339p.
  • PIGNATARI, Décio. Informação. Linguagem. Comunicação. São Paulo: Perspectiva, 1977. 148p.
  • __ . Semiótica da arte e da arquitetura. 2 ed. São Paulo: Cultrix, 1989. 144p.
  • __ . Semiótica & literatura. 3 ed. São Paulo: Cultrix, 1987. 165p.
  • PINTO, Júlio. 1, 2, 3 da Semiótica. Belo Horizonte: UFMG, 1995. 70p.
  • RAMOS, Jorge Leitão. Sergei Einsenstein. led. Lisboa: Livros Horizonte, 1981. 88p.
  • RETALLACK, Dorothy. The Sound ofmusic and plants. Marina Dei Rey: De Vorss & Company, 1973 apud
  • WALKER, Morton. O Poder das cores. led. São Paulo: Saraiva. 1995. 205p.
  • RIEMANN, Hugo. Composición Musical (teoria de las formas musicales). Trad. Robert Gerhard. 2.ed. Barcelona: Labor, 1943 apud RIOS, Hilmar Toscano. O som da arquitetura. Belo Horizonte: Escola de Arquitetura da UFMG, 1981. 188p.(Tese, concurso à vaga de Prof. Titular).
  • RIOS, Hilmar Toscano. O som da arquitetura. Belo Horizonte: Escola de Arquitetura da UFMG, 1981. 188p.(Tese, concurso à vaga de Prof. Titular).
  • __ . Introdução ao estudo da cor. 3. ed. Belo Horizonte: Escola de Belas Artes da UFMG, 1969.
  • SANTAELLA, Lúcia. O que é semiótica. 6 ed. São Paulo: Brasiliense, 1988. 120 p. (Coleção Primeiros Passos)
  • SOURIAU, Etiénne. A correspondência das artes. São Paulo: Cultrix, 1983. 276p.
  • STEWART, R. J. Música e psique. São Paulo: Cultrix, [s.d.]. 184p.
  • TAME, David. O poder oculto da música. São Paulo: Cultrix, [s.d.]. 336p.
  • TEREZA, Irany. Dubladores faturam gravando mensagens. O Globo, Rio de Janeiro, 13 de agosto de 1995, p.18.
  • TOCH, Ernest. La Melodia. Trad. Robert Gerhard, Barcelona, Labor, 1931 apud RIOS, Hilmar Toscano. O som da arquitetura. Belo Horizonte: Escola de Arquitetura da UFMG, 1981. 188p. (Tese, concurso à vaga de Prof. Titular).
  • WALKER, Morton. O Poder das cores. 1 ed. São Paulo: Saraiva, 1995. 205p.
  • WEBER. O caminho para a música nova. trad. Carlos Káter . São Paulo: Novas Metas, s.d. apud WISNIK, José Miguel. O som e o sentido. São Paulo: Companhia Das Letras, 1989. 256p.
  • WISNIK, José Miguel. O som e o sentido. São Paulo: Companhia Das Letras, 1989. 256p.
  • VRIES, Johanna L. de. Media and manager: an audiovisual relationship? The use of av media in library management. The Audiovisual Librarian, v.16, n.2, p.64-69, 1990