2º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

UEMG — Belo Horizonte (MG)

Novembro/1996

Ensino de Design

O Design Social, a Barraca e o Desenho coletivo na PUC-Rio

Resumo

O Design Social (DS) é uma metodologia de desenvolvimento de projetos que vem caminhando e se transformando ao longo de 14 anos no Departamento de Artes da PUC-Rio, no curso de Desenho Industrial.

Com uma trajetória marcada pelo envolvimento direto dos alunos com os usuários, criando uma parceria na elaboração de projetos, o DS foi descobrindo a importância do interlocutor no processo projetual. Esta constatação questionou meios de ensino tradicionais, no caso, a sala de aula, e promoveu a construção de um meio de aprendizagem coerente com os caminhos que a orientação de projetos percorria: a absorção e exploração das intuições e dos afetos como novos elementos para o aprendizado.

Assim nasceu a Barraca, sala de aula construída para lecionar as matérias de projeto, que contribuiu para uma ampliação do campo de atuação do Design Social. Transformou-o em Desenho Coletivo, por incluir, no método de aprendizagem projetual, os afetos, as intuições e os acontecimentos que movimentam a coletividade.

Palavras-chave:

design social, meio de aprendizagem, desenho coletivo

Referências bibliográficas

  • ALVES, Rubem. A alegria de ensinar. 4 ed. São Paulo: Ars Poetica, 1994.
  • ALVES, Rubem. Conversas com quem gosta de ensinar. 27 ed. São Paulo: Cortez, 1993.
  • ANTOUN, Henrique. Notas de orientação de mestrado, 1995. (n.p.)
  • BERGSON, Henry. Matéria e memória. São Paulo: Martins Fontes, 1990.
  • BRANCO, Ana Maria, Entrevista. 1991. Gravação em VT.
  • BRANCO, Ana Maria. Coletânea de textos. s/d (manuscritos).
  • BRANCO, Ana Maria. Relatório anual CNPQ, 1987.
  • BRANCO, Ana Maria. Entrevista. 1994 (transcrita).
  • BRANCO, Ana Maria. Entrevista. 1995 (transcrita).
  • BRANDÃO, Carlos Rodrigues (Org.) Repensando a pesquisa participante. São Paulo: Editora Brasiliense, 1984.
  • DELEUZE, Gilles. Le Bergsonisme. 2 ed. Paris: Presses Universitaires de France, 1968.
  • DELEUZE, Gilles e GUATARRI, Felix. Mille Plateaux, Paris: Minuit, 1980.
  • PACHECO, Heliana Soneghet. Aprendizagem, ainda. Rio de Janeiro: Núcleo de Informação e Referência sobre Design do Departamento de Artes da PUC-Rio,1995.
  • PACHECO, Heliana Soneghet. O Design e o Aprendizado. Barraca: quando o Design Social deságua no Desenho Coletivo. Rio de Janeiro: Departamento de Artes PUC-Rio, (dissertação de mestrado), 1996, 107 p.