
2º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
UEMG — Belo Horizonte (MG)
Novembro/1996
Teoria & Design
High-Tech & Tucunaré ou Design, Identidade e Diferença na Megalópole Manaus
Morfologia dos Objetos de Uso: uma contribuição para o desenvolvimento de uma Teoria do Design
O estilo dos artefatos, a história social da arte e sua contribuição teórica para o desenho industrial
Reflexões sobre o "ato fotográfico"
Alexandre Wollner
Design & Estratégia
Metodologia
O Processo de Design
Design conceituai do equipamento "Jetpower" de Hidrocorte
O processo de desenvolvimento de produtos
Design do conceito de Design - contribuição para o desenvolvimento projetual
O Design e o uso dos materiais sob uma visão ecológica
Design & Meio Ambiente
Design de Produto
Instalação Sanitária para veículos ferroviários de longa distância
Linha de Embalagens para Sorvetes
Design industrial do Multiplus - supercomputador de processamento paralelo
Design Textil
Minas Identidade Gráfica
Novas competências dos designers usuários de CAD, Informatização no desenvolvimento de produtos têxteis
Medidas antropométricas padronizadas utilização em sistemas CAD-CAM na indústria do vestuário
Design Gráfico
Considerações sobre o Humor: Por um Design Gráfico divertido
Cor ou não cor: a questão da seleção de códigos para utilização em displays de raios catódicos
Design Gráfico, um conceito em discussão
Vicente do Rego Monteiro, tipógrafo
Por um Design espirituoso
Transformações Sociais e Tipografia Urbana: Causa ou Conseqüência?
Van Gogh gostava de amarelo porque só enxergava amarelo?
Design da Informação
Ergonomia
Análise de manejos e controles do console de operação de uma locomotiva diesel- elétrica, segundo critérios de ergonomia e antropometria aplicados
Levantamento Ergonômico do Sistema do Metrô de Superfície de Belo Horizonte - Design das instalações físicas e material rodante
O trabalho dos controladores de aproximação de vôo do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro: as causas do stress e como ele pode dificultar a execução da tarefa
Diagnose e recomendações ergonômicas para o redesenho da cabine do piloto de sistema de transporte metroviário
Considerações no Design de carteiras escolares da pré-escola para uma adequada postura de trabalho
Projeto ergonômico de estações de trabalho de indústria de beneficiamento de fumo
Design de salas de controle de tráfego aéreo
Estudo ergonômico para a utilização de novo processamento de chapas offset totalmente mecanizado
Ergonomia Informacional
Controle Remoto de Televisor - Estudo das relações cognitivas com o usuário
Legibilidade das famílias tipográficas
A ergonomização da comunicação informatizada em sistemas multimídia de uso público
Ergonomia e concepção de interfaces de dispositivos de informação e controle - O caso dos sistemas digitais de controle distribuído
Ergonomia do Produto
Palmilhas para o pé diabético
Ergonomia, usabilidade e qualidade de produtos: conforto e segurança dos usuários; defesa do consumidor
Novo conceito em banca de jornais e revistas considerando princípios ergonômicos
Ensino de Design
Núcleo de Design e Som: para a formação de um novo Designer
Conhecimento histórico e aprendizado com a prática
Trabalho de graduação: cartão de visita do Jovem Designer
O empirismo no lugar da metodologia
Ensino de Ergonomia em cursos de Desenho Industrial -projeto de produto e comunicação visual
O Design Social, a Barraca e o Desenho coletivo na PUC-Rio
As novas tecnologias na formação do Designer - alguns pontos de vista
Desconexões entre a produção do conhecimento tecnológico formal e as demandas sociais para o desenvolvimento em contexto local
2º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
UEMG — Belo Horizonte (MG)
Novembro/1996
Ensino de Design
O Design Social, a Barraca e o Desenho coletivo na PUC-Rio
Resumo
O Design Social (DS) é uma metodologia de desenvolvimento de projetos que vem caminhando e se transformando ao longo de 14 anos no Departamento de Artes da PUC-Rio, no curso de Desenho Industrial.
Com uma trajetória marcada pelo envolvimento direto dos alunos com os usuários, criando uma parceria na elaboração de projetos, o DS foi descobrindo a importância do interlocutor no processo projetual. Esta constatação questionou meios de ensino tradicionais, no caso, a sala de aula, e promoveu a construção de um meio de aprendizagem coerente com os caminhos que a orientação de projetos percorria: a absorção e exploração das intuições e dos afetos como novos elementos para o aprendizado.
Assim nasceu a Barraca, sala de aula construída para lecionar as matérias de projeto, que contribuiu para uma ampliação do campo de atuação do Design Social. Transformou-o em Desenho Coletivo, por incluir, no método de aprendizagem projetual, os afetos, as intuições e os acontecimentos que movimentam a coletividade.
design social, meio de aprendizagem, desenho coletivo
Referências bibliográficas
- ALVES, Rubem. A alegria de ensinar. 4 ed. São Paulo: Ars Poetica, 1994.
- ALVES, Rubem. Conversas com quem gosta de ensinar. 27 ed. São Paulo: Cortez, 1993.
- ANTOUN, Henrique. Notas de orientação de mestrado, 1995. (n.p.)
- BERGSON, Henry. Matéria e memória. São Paulo: Martins Fontes, 1990.
- BRANCO, Ana Maria, Entrevista. 1991. Gravação em VT.
- BRANCO, Ana Maria. Coletânea de textos. s/d (manuscritos).
- BRANCO, Ana Maria. Relatório anual CNPQ, 1987.
- BRANCO, Ana Maria. Entrevista. 1994 (transcrita).
- BRANCO, Ana Maria. Entrevista. 1995 (transcrita).
- BRANDÃO, Carlos Rodrigues (Org.) Repensando a pesquisa participante. São Paulo: Editora Brasiliense, 1984.
- DELEUZE, Gilles. Le Bergsonisme. 2 ed. Paris: Presses Universitaires de France, 1968.
- DELEUZE, Gilles e GUATARRI, Felix. Mille Plateaux, Paris: Minuit, 1980.
- PACHECO, Heliana Soneghet. Aprendizagem, ainda. Rio de Janeiro: Núcleo de Informação e Referência sobre Design do Departamento de Artes da PUC-Rio,1995.
- PACHECO, Heliana Soneghet. O Design e o Aprendizado. Barraca: quando o Design Social deságua no Desenho Coletivo. Rio de Janeiro: Departamento de Artes PUC-Rio, (dissertação de mestrado), 1996, 107 p.