2º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

UEMG — Belo Horizonte (MG)

Novembro/1996

Metodologia

O processo de desenvolvimento de produtos

Resumo

O desenvolvimento de produto numa indústria de manufatura não está restrito às fases de design e engenharia do produto. É um processo que pode começar no planejamento estratégico de uma empresa e ainda continua além da manufatura de um produto piloto, através do 'learning-by-doing' do processo de produção e o 'learning- by- using' do consumidor do produto.

Palavras-chave:

flexibilidade, desenvolvimento de produto, processo

Abstract

The product development in a manufacturing industry is not just the stages of design and engineering of a product. It is a process that may start in the strategic planning of a company and continues even a/ter the manufacturing of a pilot product, through the 'leaming- by- doing' of the production process and the 'leaming -by- using' of the product consumer.

Keywords:

flexibility, product development, process

Referências bibliográficas

  • ARROW, Kenneth, The Economic Implications of Learning by Doing, Review of Economic Studies, June 1962.
  • BOWEN, H. Kent, CLARK, Kim B., HOLLOW A Y, C.A., WHEELWRIGHT, S.C. Make Projects the School for Leaders. Harvard Business Review. Sept.Oct., 1994. Business Week, Special Report, march 3, 1986, p. 61
  • CAMP, Robert C. Benchmarking, o caminho da qualidade total. São Paulo, Pioneira, 1993.
  • DA VENPORT, Thomas H. Reengenharia de Processos, como inovar na empresa através da tecnologia da informação. Rio de Janeiro, Editora Campus, 1994.
  • LOWENTHAL, Jeffrey N. Reengineering the organization, a step-by-step approach to corporate revitalization. Milwaukee - Wisconsin, ASQC Quality Press, 1994.
  • PORTER, Michael E. Vantagem Competitiva das Nações. Rio de Janeiro, Editora Campus Ltda., 1993.
  • ROSENBERG, N., Inside the Black Box: Technology and Economics, Cambridge University Press, 1982.
  • TOMASKO, Robert M. Rethinking the Corporation, the architecture of change. New York, Amacom, 1993.