2º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
UEMG — Belo Horizonte (MG)
Novembro/1996
Teoria & Design
High-Tech & Tucunaré ou Design, Identidade e Diferença na Megalópole Manaus
Morfologia dos Objetos de Uso: uma contribuição para o desenvolvimento de uma Teoria do Design
O estilo dos artefatos, a história social da arte e sua contribuição teórica para o desenho industrial
Reflexões sobre o "ato fotográfico"
Alexandre Wollner
Design & Estratégia
Metodologia
O Processo de Design
Design conceituai do equipamento "Jetpower" de Hidrocorte
O processo de desenvolvimento de produtos
Design do conceito de Design - contribuição para o desenvolvimento projetual
O Design e o uso dos materiais sob uma visão ecológica
Design & Meio Ambiente
Design de Produto
Instalação Sanitária para veículos ferroviários de longa distância
Linha de Embalagens para Sorvetes
Design industrial do Multiplus - supercomputador de processamento paralelo
Design Textil
Minas Identidade Gráfica
Novas competências dos designers usuários de CAD, Informatização no desenvolvimento de produtos têxteis
Medidas antropométricas padronizadas utilização em sistemas CAD-CAM na indústria do vestuário
Design Gráfico
Considerações sobre o Humor: Por um Design Gráfico divertido
Cor ou não cor: a questão da seleção de códigos para utilização em displays de raios catódicos
Design Gráfico, um conceito em discussão
Vicente do Rego Monteiro, tipógrafo
Por um Design espirituoso
Transformações Sociais e Tipografia Urbana: Causa ou Conseqüência?
Van Gogh gostava de amarelo porque só enxergava amarelo?
Design da Informação
Ergonomia
Análise de manejos e controles do console de operação de uma locomotiva diesel- elétrica, segundo critérios de ergonomia e antropometria aplicados
Levantamento Ergonômico do Sistema do Metrô de Superfície de Belo Horizonte - Design das instalações físicas e material rodante
O trabalho dos controladores de aproximação de vôo do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro: as causas do stress e como ele pode dificultar a execução da tarefa
Diagnose e recomendações ergonômicas para o redesenho da cabine do piloto de sistema de transporte metroviário
Considerações no Design de carteiras escolares da pré-escola para uma adequada postura de trabalho
Projeto ergonômico de estações de trabalho de indústria de beneficiamento de fumo
Design de salas de controle de tráfego aéreo
Estudo ergonômico para a utilização de novo processamento de chapas offset totalmente mecanizado
Ergonomia Informacional
Controle Remoto de Televisor - Estudo das relações cognitivas com o usuário
Legibilidade das famílias tipográficas
A ergonomização da comunicação informatizada em sistemas multimídia de uso público
Ergonomia e concepção de interfaces de dispositivos de informação e controle - O caso dos sistemas digitais de controle distribuído
Ergonomia do Produto
Palmilhas para o pé diabético
Ergonomia, usabilidade e qualidade de produtos: conforto e segurança dos usuários; defesa do consumidor
Novo conceito em banca de jornais e revistas considerando princípios ergonômicos
Ensino de Design
Núcleo de Design e Som: para a formação de um novo Designer
Conhecimento histórico e aprendizado com a prática
Trabalho de graduação: cartão de visita do Jovem Designer
O empirismo no lugar da metodologia
Ensino de Ergonomia em cursos de Desenho Industrial -projeto de produto e comunicação visual
O Design Social, a Barraca e o Desenho coletivo na PUC-Rio
As novas tecnologias na formação do Designer - alguns pontos de vista
Desconexões entre a produção do conhecimento tecnológico formal e as demandas sociais para o desenvolvimento em contexto local
2º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
UEMG — Belo Horizonte (MG)
Novembro/1996
Design & Estratégia
Estratégias de Inovação e o Design
Resumo
A questão estratégia é o ponto central de discussão deste paper. Traz-se à tona, contribuições de teóricos econômicos: Freeman (1974), Pavitt (1976), Porter (1980). Recentemente estudiosos da área do Design (Doblin Group Research, 1993) retomam os estudos de Porter e partem para formular uma visão a partir do Design. A viabilização de departamentos de Design em empresas, passa pelos entraves "naturais" das atuais estruturas administrativas de caráter monolítico. O medo à mudanças é fator que dificulta muitas vezes sua implementação. Insinuam-se caminhos que visam demonstrar esses entraves.
design, estratégias, gerenciamento
Abstract
Strategy is the central point o/ this paper. Contributions from economics theoreticians: Freeman (1974), Pavitt (1976), Porter (1980), are trated. Recently, design researchers (Doblin Group Research, 1993) based on Porter have begun to formulate a new approach from a design perspective. The implementation of design departaments in interprisesface the "natural" difficulties imposed by the actual monolitical administrative structures. From of change frequently hinders its implementation. Sugestions for bringing to light these impedements aregiven.
design, strategies, management
Referências bibliográficas
- BENAVIDES, Henry, Design Industrial e Inovação Tecnológica: coletânea de idéias para construir um discurso, Monografia em processo de publicação, Documento de trabalho, Manaus, 1995
- BLAICH, Robert, Gerenciamento de Design Global, Palestra, FIESP/CIESP/DETEC/NSI-Dl, São Paulo, 1989
- DOBLIN GROUP RESEARCH, Generic Design Estrategies -An Executive Summary, paper, Chicago, Set 1993
- FREEMAN, Christopher, La teoria Economica de la Innovación Industrial, Alianza Editorial, Madrid, 1975
- FREEMAN, Christopher, The Economics of Industrial Innovation, 2nd edn, London, Frances Pinter, mimeo, 1982
- GARCIA, José, Gerenciamento do Processo de Inovação Tecnológica - Considerações sobre o Rio de Janeiro, mimeo, Rio de Janeiro, 1989
- ONCLEY, Mark, Organising Design, (1984) ln Product Design and Technological lnnovation, Robin Roy and David Wield, Open Universty Press, Philadelphia, 1990
- PAVITT, Keith, Government Policies Towards Industrial lnnovation: a review, mimeo, 1976
- PETERS, Tom, Rompendo as Barreiras da Administração, Editora Harbra, São Paulo, 1993
- PORTER, Michael, Vantagem Competitiva, Editora Campus, Trad. Pinho Braga Elizabeth M., s. d.