2º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

UEMG — Belo Horizonte (MG)

Novembro/1996

Teoria & Design

High-Tech & Tucunaré ou Design, Identidade e Diferença na Megalópole Manaus

Resumo

Pela primeira vez na história, "existe uma geração que, em escala planetária, sente, quer, veste, ouve e vê as mesmas coisas". A globalização tem gerado o consumo de produtos sem identidade cultural, transnacionalizando produtos e pessoas. Surge uma monocultura global. Por outro lado, a diversidade de culturas que forma a população de Manaus e sua necessidade de um fator de identidade no consumo é uma realidade. Esta diversidade nos faz refletir sobre o papel do design como elemento de diferenciação e identificação do que se produz em Manaus e no Estado do Amazonas.

Palavras-chave:

globalização, design e cultura, diversidade

Abstract

For the first time in history, "there is a generation that in a planet scale feels, wants, dresses, listens and sees the sarne things ". Globalization generated the consumption of products without cultural identity, transnationalizingpeople and products. A global monoculture arrises. On the other hand, the cultural diversity present in the population of Manaus and its need of consumption identity is a reality. This diversity makes us think about the role of Design as an element of contrast and identification of what is produced in Manaus and in the Amazonas State.

Referências bibliográficas

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