2º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

UEMG — Belo Horizonte (MG)

Novembro/1996

Ergonomia

Design de salas de controle de tráfego aéreo

Resumo

Este estudo tem como foco principal o processo de trabalho em controle de tráfego aéreo nos centros de controle de aproximação radar, onde será feita uma abordagem das condições e cargas de trabalho, principalmente em termos de inovação tecnológica, onde o design das estações de trabalho, o tratamento e o fluxo de informações foram se modificando juntamente com a modernização dos sistemas.

O objetivo é identificar os elementos que compõe o trabalho de controle de tráfego aéreo, para poder melhorar as condições de trabalho a fim de gerar meios ao controlador de executar as suas funções mesmo em situações adversas, podendo captar, decidir e transmitir informações com segurança, precisão e conforto.

Palavras-chave:

controle de tráfego aéreo, salas de controle, design

Abstract

The main focus of this study is the working process in Air Traffic Contrai (ATC), mainly in the approaching contrai (radar), where it is necessary to deal with working charges and conditions, specially concerning technology innovation, because the design of the workstations, the treatment and flux of information is been changing among the progressive increase in the amount of automated systems.

The goal is to identify the elements that form the work in ATC in arder to improve work conditions. This procedure aims at providing the controller with the accomplishment of his tasks even under adverse situations so that he is able to receive, decide and trnsmit informations with precision, accuracy and comf ort.

Referências bibliográficas

  • IVERGARD, Toni, Handbook of Contrai Roam Design and Ergonomics, London, Taylor & Francis Ltd, 1989, 220 pp.
  • LIMA JÚNIOR, Plínio de O., Regulamentos de Tráfego Aéreo - Vôo IFR, São Paulo, ASA Edições, 1992, 148 pp.
  • REBELLO, Luiza H. B., The Work of the Air Traffic Contra/ler -An Ergonomic Approach, Proceedings of the 12th Triennial Congress of the Intemational Ergonomics Association (IEA'94), volume 5, Toronto, Human Factors Association of Canada, 1994, pp. 304-306.
  • REBELLO, Luiza H. B. Turnos Alternados em Ambientes Confinados: Um Estudo de Caso em Controle de Tráfego Aéreo, Anais do XV Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP'95) & First International Congress of Industrial Engineering, São Carlos, UFSCar & ABEPRO, 1995, p. 945-949.
  • REBELLO, Luiza H. B. Contra! Roam Design in Air Traffic Contra!, Anais do International Ergonomics Association World Conference '95, III Congresso Latino-Americano e VII Seminário Brasileiro de Ergonomia, Rio de Janeiro, Edições Entrelugar Ltda., 1995, p. 359-362.