1º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

UNIP — São Paulo (SP)

Novembro/1994

Design de Produto

Pesquisa com Crianças na Faixa Escolar do Pré-Primário à Quarta Série do Primário das E.M.E.I.s e E.M.P.G.s da Cidade de Bauru: Projeto de Mobiliário Escolar para o Método Freinet

Resumo

O desenvolvimento do Projeto de Mobiliário Escolar para o método Freinet, exige o questionamento da "opinião" do usuário (a criança), inerente ao conceito pedagógico, bem como da determinação ergonômica, através de parâmetros antropométricos. A conjunção de 3 (três) disciplinas do Curso de Desenho Industrial\ Projeto do Produto (FAAC-UNESP), determinou a metodologia para tal pesquisa, onde tal procedimento objetivou a abordagem -numa amostragem de 104 (cento e quatro) elementos- à crianças do pré-primário à quarta série, distribuídas em 7 (sete) escolas da rede municipal de ensino da cidade de Bauru.

Os resultados determinaram aspectos psicológicos e 10 (dez) variáveis, em 4 (quatro) padrões antropométricos, distribuídos em grupos de idade, sexo e série escolar, confeccionando-se 4 (quatro) modelos ergonômicos em escala, apresentando 2 ( dois) protótipos para atender à testes no N.E.R. do Geisel - Bauru.

Abstract

The development of Project Furniture School for the method Freinet, require the discuss of the "opinion" the usuáry (the children), inherent to the concept pedagogical, good like ofthe determination ergonomics, through of the parameter anthropometrics. The conjunction of 3 (three) disciplines of the course Design Industrial Project of the Product (FAAC-UNESP), determined the methodology for such investigation, where the procedure objectifed the boarding -in sample ofthe 104 (one hundredfour) elements-for the children of the under-primary for the fourth grade, distributive in 7 (seven) schools ofthe system municipal the instruction the city the Bauru.

The result delimited aspects psychologicals and 10 (ten) variable, in 4 (four) standard anthropometric, distributed in group of the age, sex and grade, prepared 4 (four) model ergonomics in scale, presented 2 (two) prototype for attendfor the test in the N.ER. ofthe Geisel - Bauru.

Referências bibliográficas

  • AMARANTE BONFIM, G., et alli. Metodologia para desenvolvimento de produtos; COPPE\UFRJ; Rio de Janeiro: 1977.

  • BONSIEPE, G .. A "Tecnologia" da Tecnologia; São Paulo: Edgard Blücher; 1983; 196p.

  • CERVO, A.L. & BERVIAN, P.A .. Metodologia Cientifica; Recife: McGraw-Hill; 1979; 144p.

  • CRONEY, J. ; Antropometría para Diseñadores; Barcelona: Gustavo Gili; 1981; 173p.

  • GUERRA, MJ. & DONAIRE, D.: Estatística Indutiva; São Paulo: Ed. São Paulo; 1982.

  • IlDA, 1.. Ergonomia - Projeto e Produção; São Paulo: 1992; 462p.

  • LA VILLE, A .. Ergonomia; São Paulo: EPU; 1977; 99p.

  • MARCONI, M.A. & LAKATOS, E.M.; Técnicas de Pesquisa; São Paulo: Atlas; 1989.

  • SEVERINO, A.J.; Metodologia do Trabalho Científico - diretrizes para o trabalho didático-cientifico na universidade; 10 ed; São Paulo: Cortez e Autores Associados; 1983; 195p.

  • VERDUSSEN, R.; Ergonomia - a racionaliza.ção organizada do trabalho; São Paulo: Liv. Ciência e Tecnologia; 1978; 161p.