1º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

UNIP — São Paulo (SP)

Novembro/1994

Design, Designers e Utopia

Análise da Inserção de Designers Júniors no Mercado de Trabalho. Um Estudo de Caso: Designers Formados entre 1987 e 1991 na PUC-Rio

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar um levantamento da inserção no mercado de trabalho de jovens designers recém saídos da universidade.

Trata-se de um estudo de caso que procura acompanhar a vida pós-universitária dos designers formados, no período de 1987 a 1991, na Pontiflcia Universidade Católica do Rio de Janeiro, buscando traçar um paralelo entre a atividade profissional destes e, na medida do possível, a sua faixa salarial. Acreditamos que a presente análise traz algumas contribuições e informações relevantes para as discussões sobre regulamentação da profissão, currículos mínimos, tabelas de salários e nomenclatura da profissão.

Referências bibliográficas

  • FEIGEMBAUN, Armand. Métodos Estatísticos Aplicados à Qualidade. In: Controle de Qualidade Total, vol III, São Paulo: Makron Books, 1994.

  • HESS, Frederico & MUNIZ Alceu. Pesquisa Salarial na Área do Design. In: Anais do Workshop Avaliação e Perspectivas do Design, Belo Horizonte, 1991.

  • LAKATOS, Eva Maria & MARCONI, Maria de Andrade. Metodologia do Trabalho Cientifico. São Paulo: Atlas, 1987.