1º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

UNIP — São Paulo (SP)

Novembro/1994

Design Gráfico

Investigando as Origens do Moderno Design Gráfico Brasileiro: O Gráfico Amador

Resumo

Esse artigo se refere a uma investigação sobre a história de O Gráfico Amador e a contribuição dada por essa sociedade de intelectuais nordestinos, para a história do design gráfico brasileiro. Sediado em Recife, esse grupo cuja principal intenção era tornar conhecida a produção artística de seus membros, produziu cerca de trinta livros durante o período compreendido entre 1954 e 1961. Esses livros representam hoje um marco na história contemporânea da literatura, arte e design do Brasil. A investigação baseou-se em livros e folders publicados pelo O Gráfico Amador, correspondência privada trocada entre membros do grupo e entrevistas com membros remanescentes em Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. Um estudo em jornais e revistas contemporâneos confirmam informações encontradas nos dois boletins publicados pela sociedade. Referências ao O Gráfico Amador em livros sobre a história da tipografia no Brasil, embora não sejam comuns, estão gradualmente ficando mais freqüentes. Materiais adicionais, tais como fotografias de pessoas, lugares e objetos foram encontrados em arquivos particulares. Esse trabalho demonstra que O Gráfico Amador, uma sociedade cultural- liderada por Aloísio Magalhães, Gastão de Holanda, José Laurenio de Melo e Orlando da Costa Ferreira - que operava uma oficina gráfica particular nos anos cinqüenta, constituiu-se em um dos estágios iniciais do moderno design gráfico brasileiro, incluindo ainda uma listagem de todas as publicações produzidas por essa gráfica.

Abstract

This study investigates the history ofO Gráfico Amador, and is based on the books.folders, and other printed items published by this society in Recife.from 1954 until 1961 . Almost thirty books were printed by this group of Northeastern Brazilian intellectuals, whose principal goal was to make their artistic work known. These books represent nowadays veritable landmarks in the contemporary history of literature, art and design in Brazil. The researchfor this work was based on books and folders published by O Gráfico Amador, private correspondence between group members, and interviews with remaining members in Recife, Rio de Janeiro and São Paulo. A study of contemporary newspapers, magazines, andjournals confirms informationfound in the two bulletins published by the society. References to O Gráfico Amador in books about the history of typography in Brazil, though not common, are gradually becoming more frequent. Additional material, like photographs of people and places, were found in private archives. This paper reveals that O Gráfico Amador, a private press operated by a group of Northeastern Brazilian intellectuals and artists in thefifties, constituted the initial stage in the evolution of modem B razilian graphic design. lt includes a catalogue of ali known works of the press.

Referências bibliográficas

  • FURTADO, Celso. Economic Development of Latin America, Cambridge: 1970.

  • MELO, José Laurenio de. "O Gráfico Amador," O Estado de São Paulo, Suplemento Literário, 9 de dezembro de 1961, p 4.

  • O Gráfico Amador. Noticiário nº 1, Recife: 1955.

  • O Gráfico Amador. Noticiário nº 2, Recife: 1961