1º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
UNIP — São Paulo (SP)
Novembro/1994
Ensino
Abordagem de Temas Sociais em Oficinas de Design Gráfico
O Ensino de Arte nos Cursos de Primeiro e Segundo Graus x O Ensino de Design no Terceiro Grau
Oficina de Modelagem no 4ºNDESIGN - Uma Experiência de Ensino
Proposta de um Projeto Didático-Científico para o Ensino de Ecologia Aplicada para o Curso de Desenho Industrial
Homo Faber - Homo Ludens: Trabalho e Jogo
A Comunicação do Produto sob o Sol da Meia Noite: uma Experiência Acadêmica
'Back to Basics' Uma Experiência de Ensino Informal em Design acima do Círculo Polar Ártico
Projeto Cabide
Design e Meio Ambiente
Análise do Projeto Fábrica de Brinquedos de "Lixo que Não é Lixo"
Parâmetros de Análise do Design para Recidagem
Produtos, Produção e Meio Ambiente
Uso de Fibras Naturais na Confecção de Produtos Biocompatíveis
Design Regional
Design e Artesanato no Cenário Paraibano
Fibras Vegetais Produtos & Processos no Artesanato Maranhense
Design para Estamparia - Padrões Decorativos das Bombachas: O Regional Aplicado à Estamparia Têxtil
Pesquisa e Teoria em Design
Pesquisa em Design: Tecnologia e Métodos Científicos - 1. Conhecimento, Ciências, Técnica e Tecnologias
Sobre a Possibilidade dé uma Teoria do Design
Pesquisa em Design: Tecnologia e Métodos Científicos - 2
20 Anos de Atuação da Unidade de Programas de Desenho Industrial do Instituto Nacional de Tecnologia
O Beneficiário do Produto e os Papéis dos Indivíduos na Relação com os Produtos Industrializados
Design, Designers e Utopia
Análise da Inserção de Designers Júniors no Mercado de Trabalho. Um Estudo de Caso: Designers Formados entre 1987 e 1991 na PUC-Rio
Brasil Século XX: Design e Utopia
Sobre Design e Designers
Design de Produto
Design de Calçados Esportivos e de Performance de Trabalho
Embalagem Post-Disk
Luminária Hospitalar DACTLUX
Auto Elétrica ZIC: Design e Pesquisa Aplicada
Sinalizador Luminoso para Veículos Automotores
Desenvolvimento de um Traje Especial (Fardamento de Serviços E.P.l.) para Unidades do Corpo de Bombeiros Vigille 5
Pesquisa com Crianças na Faixa Escolar do Pré-Primário à Quarta Série do Primário das E.M.E.I.s e E.M.P.G.s da Cidade de Bauru: Projeto de Mobiliário Escolar para o Método Freinet
Compartimento para Locomoção de Bagagens Individuais
Sistema Integrado de Mobiliário Urbano
Coberturas em Tellzas Cerâmicas: Geração de Alternativas Industrializáveis por Extrusão
Design para Usuários Especiais
Kit de Instrumentos para Portadores de Deficiência Visual
A Questão da Relação Design\Reabilitação\Ergonomia em Projetos de Produtos para Pessoas com Deficiência: uma Proposta de Assento Modular para Criança com Paralisia Cerebral
Cadeira de Banho para Portadores de Paraplegia
Design Gráfico
A Imagem do Rio
Pichação: A Expressão Gráfica das Galeras
Uma Experiência de Percepção Visual no Ambiente Urbano
Investigando as Origens do Moderno Design Gráfico Brasileiro: O Gráfico Amador
Design, Modernidade e Pós-Modernidade
Modernismo e Funcionalismo: o caminho do design gráfico não é um só
A Conveniência do Conceito de Pós-Modernidade
Distinção entre Modernidade, Modernismo e Pós-Modernidade
Modo de Produção, Forma e Função
A Tradicional Familia Pós-Moderna
Poética y Clásica Vanguardia
Ergonomia de Produto
Problematização do Posto e da Estação de Trabalho dos Pilotos de Trem do Metrô/RJ
A Ergonomia no Projeto de Produto
Banco de Dados Antropométricos - ERGOKIT
Diagnostico das Condições de Trabalho em Centros de Transcrição de Dados e Projeto Ergonômico de uma Nova Estação de Trabalho: Um Estudo Comparativo das Condições de Trabalho Depois de 6 anos
Diagnóstico das Condições de Trabalho em Centros de Transcrição de Dados e Projeto Ergonômico de uma Nova Estação de Trabalho: Avaliação Ergonômica de Mesas e Cadeiras Disponíveis no Mercado
Ergonomia Informacional
Apreciação e Avaliação do Posto Informatizado do CCBB para Orientação e Informação ao Público
Interação Homem-Computador: Apreciação e Avaliação Ergonómica de um Hipertexto
Interação Homem-Computador: Comunicadores Visuais x Programas Gráficos
Apreciação, Diagnóstico, Projetação e Avaliação Ergonômica de um Sistema de Sinalização de Orientação Interna
1º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
UNIP — São Paulo (SP)
Novembro/1994
Design Gráfico
Investigando as Origens do Moderno Design Gráfico Brasileiro: O Gráfico Amador
Resumo
Esse artigo se refere a uma investigação sobre a história de O Gráfico Amador e a contribuição dada por essa sociedade de intelectuais nordestinos, para a história do design gráfico brasileiro. Sediado em Recife, esse grupo cuja principal intenção era tornar conhecida a produção artística de seus membros, produziu cerca de trinta livros durante o período compreendido entre 1954 e 1961. Esses livros representam hoje um marco na história contemporânea da literatura, arte e design do Brasil. A investigação baseou-se em livros e folders publicados pelo O Gráfico Amador, correspondência privada trocada entre membros do grupo e entrevistas com membros remanescentes em Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. Um estudo em jornais e revistas contemporâneos confirmam informações encontradas nos dois boletins publicados pela sociedade. Referências ao O Gráfico Amador em livros sobre a história da tipografia no Brasil, embora não sejam comuns, estão gradualmente ficando mais freqüentes. Materiais adicionais, tais como fotografias de pessoas, lugares e objetos foram encontrados em arquivos particulares. Esse trabalho demonstra que O Gráfico Amador, uma sociedade cultural- liderada por Aloísio Magalhães, Gastão de Holanda, José Laurenio de Melo e Orlando da Costa Ferreira - que operava uma oficina gráfica particular nos anos cinqüenta, constituiu-se em um dos estágios iniciais do moderno design gráfico brasileiro, incluindo ainda uma listagem de todas as publicações produzidas por essa gráfica.
Abstract
This study investigates the history ofO Gráfico Amador, and is based on the books.folders, and other printed items published by this society in Recife.from 1954 until 1961 . Almost thirty books were printed by this group of Northeastern Brazilian intellectuals, whose principal goal was to make their artistic work known. These books represent nowadays veritable landmarks in the contemporary history of literature, art and design in Brazil. The researchfor this work was based on books and folders published by O Gráfico Amador, private correspondence between group members, and interviews with remaining members in Recife, Rio de Janeiro and São Paulo. A study of contemporary newspapers, magazines, andjournals confirms informationfound in the two bulletins published by the society. References to O Gráfico Amador in books about the history of typography in Brazil, though not common, are gradually becoming more frequent. Additional material, like photographs of people and places, were found in private archives. This paper reveals that O Gráfico Amador, a private press operated by a group of Northeastern Brazilian intellectuals and artists in thefifties, constituted the initial stage in the evolution of modem B razilian graphic design. lt includes a catalogue of ali known works of the press.
Referências bibliográficas
FURTADO, Celso. Economic Development of Latin America, Cambridge: 1970.
MELO, José Laurenio de. "O Gráfico Amador," O Estado de São Paulo, Suplemento Literário, 9 de dezembro de 1961, p 4.
O Gráfico Amador. Noticiário nº 1, Recife: 1955.
O Gráfico Amador. Noticiário nº 2, Recife: 1961