1º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

UNIP — São Paulo (SP)

Novembro/1994

Design Gráfico

A Imagem do Rio

Resumo

Este trabalho analisa a eficiência de diversas manifestações de representação gráfica da cidade do Rio de Janeiro. Privilegiadíssima do ponto de vista geográfico, com hábitos e população muito peculiares, a cidade é alvo de interesses turísticos, campanhas publicitárias e políticas que precisam desenvolver uma imagem própria ao mesmo tempo que vinculada à imagem mais importante: a imagem do Rio. São centenas de representações gráficas que coexistem simultaneamente, desenvolvidas tanto por profissionais das áreas de design ou publicidade, quanto por amadores.

Abstract

This paper analyses the effectiveness of several graphic representations of the city of Rio de Janeiro. Rio is an extraordinary place. lt enjoys afavorable geography and is populated by very special people with unique habits. ln many graphic images, whether for touristic, economic or política/ compains, graphic designs incorporate an additional and must important feature: a graphic image of Rio. Images of Rio appear in hundreds of graphic representations which are developed by design professionals as well as by amateurs.

Referências bibliográficas

-