1º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
UNIP — São Paulo (SP)
Novembro/1994
Ensino
Abordagem de Temas Sociais em Oficinas de Design Gráfico
O Ensino de Arte nos Cursos de Primeiro e Segundo Graus x O Ensino de Design no Terceiro Grau
Oficina de Modelagem no 4ºNDESIGN - Uma Experiência de Ensino
Proposta de um Projeto Didático-Científico para o Ensino de Ecologia Aplicada para o Curso de Desenho Industrial
Homo Faber - Homo Ludens: Trabalho e Jogo
A Comunicação do Produto sob o Sol da Meia Noite: uma Experiência Acadêmica
'Back to Basics' Uma Experiência de Ensino Informal em Design acima do Círculo Polar Ártico
Projeto Cabide
Design e Meio Ambiente
Análise do Projeto Fábrica de Brinquedos de "Lixo que Não é Lixo"
Parâmetros de Análise do Design para Recidagem
Produtos, Produção e Meio Ambiente
Uso de Fibras Naturais na Confecção de Produtos Biocompatíveis
Design Regional
Design e Artesanato no Cenário Paraibano
Fibras Vegetais Produtos & Processos no Artesanato Maranhense
Design para Estamparia - Padrões Decorativos das Bombachas: O Regional Aplicado à Estamparia Têxtil
Pesquisa e Teoria em Design
Pesquisa em Design: Tecnologia e Métodos Científicos - 1. Conhecimento, Ciências, Técnica e Tecnologias
Sobre a Possibilidade dé uma Teoria do Design
Pesquisa em Design: Tecnologia e Métodos Científicos - 2
20 Anos de Atuação da Unidade de Programas de Desenho Industrial do Instituto Nacional de Tecnologia
O Beneficiário do Produto e os Papéis dos Indivíduos na Relação com os Produtos Industrializados
Design, Designers e Utopia
Análise da Inserção de Designers Júniors no Mercado de Trabalho. Um Estudo de Caso: Designers Formados entre 1987 e 1991 na PUC-Rio
Brasil Século XX: Design e Utopia
Sobre Design e Designers
Design de Produto
Design de Calçados Esportivos e de Performance de Trabalho
Embalagem Post-Disk
Luminária Hospitalar DACTLUX
Auto Elétrica ZIC: Design e Pesquisa Aplicada
Sinalizador Luminoso para Veículos Automotores
Desenvolvimento de um Traje Especial (Fardamento de Serviços E.P.l.) para Unidades do Corpo de Bombeiros Vigille 5
Pesquisa com Crianças na Faixa Escolar do Pré-Primário à Quarta Série do Primário das E.M.E.I.s e E.M.P.G.s da Cidade de Bauru: Projeto de Mobiliário Escolar para o Método Freinet
Compartimento para Locomoção de Bagagens Individuais
Sistema Integrado de Mobiliário Urbano
Coberturas em Tellzas Cerâmicas: Geração de Alternativas Industrializáveis por Extrusão
Design para Usuários Especiais
Kit de Instrumentos para Portadores de Deficiência Visual
A Questão da Relação Design\Reabilitação\Ergonomia em Projetos de Produtos para Pessoas com Deficiência: uma Proposta de Assento Modular para Criança com Paralisia Cerebral
Cadeira de Banho para Portadores de Paraplegia
Design Gráfico
A Imagem do Rio
Pichação: A Expressão Gráfica das Galeras
Uma Experiência de Percepção Visual no Ambiente Urbano
Investigando as Origens do Moderno Design Gráfico Brasileiro: O Gráfico Amador
Design, Modernidade e Pós-Modernidade
Modernismo e Funcionalismo: o caminho do design gráfico não é um só
A Conveniência do Conceito de Pós-Modernidade
Distinção entre Modernidade, Modernismo e Pós-Modernidade
Modo de Produção, Forma e Função
A Tradicional Familia Pós-Moderna
Poética y Clásica Vanguardia
Ergonomia de Produto
Problematização do Posto e da Estação de Trabalho dos Pilotos de Trem do Metrô/RJ
A Ergonomia no Projeto de Produto
Banco de Dados Antropométricos - ERGOKIT
Diagnostico das Condições de Trabalho em Centros de Transcrição de Dados e Projeto Ergonômico de uma Nova Estação de Trabalho: Um Estudo Comparativo das Condições de Trabalho Depois de 6 anos
Diagnóstico das Condições de Trabalho em Centros de Transcrição de Dados e Projeto Ergonômico de uma Nova Estação de Trabalho: Avaliação Ergonômica de Mesas e Cadeiras Disponíveis no Mercado
Ergonomia Informacional
Apreciação e Avaliação do Posto Informatizado do CCBB para Orientação e Informação ao Público
Interação Homem-Computador: Apreciação e Avaliação Ergonómica de um Hipertexto
Interação Homem-Computador: Comunicadores Visuais x Programas Gráficos
Apreciação, Diagnóstico, Projetação e Avaliação Ergonômica de um Sistema de Sinalização de Orientação Interna
1º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
UNIP — São Paulo (SP)
Novembro/1994
Design para Usuários Especiais
Kit de Instrumentos para Portadores de Deficiência Visual
Resumo
A melhoria da qualidade de vida das populações depende de uma estrutura educacional equipada para preparar seus indivíduos para a convivência social e atividades produtivas. Sendo toda a base de aprendizado direcionada a indivíduos sãos não diferenciados, os indivíduos portadores de deficiência física, em especial os portadores de deficiência visual, dependem de uma infra-estrutura didática especial, muitas vezes inexistente. Logo, além do cerceamento do direito à educação, essas pessoas terão seu ingresso no mercado de trabalho prejudicado. O objetivo deste projeto é sanar a deficiência de equipamentos de apoio ao aprendizado especial a deficientes visuais e, também, oferecer produtos de qualidade elevada, competindo com os importados, possibilitando, ainda, a aquisição de produtos inéditos. Esses produtos destinamse também às atividades da vida diária.
Abstract
The good educational structure prepares people to living together and to work, improving life quality. Generally, teaching is orientedfor healthy people. So, the ones who has some kind of fisics deficiency, in special the blind people, needs an special didatic structure of teaching. As most of the time this special attention doesn' t exist the blind people doesn' t have chance to get a job and be economically active. This project envolves the necessary equipments for blind people learning, supplying the deficiency of the existing products. With a better quality, the products of this project can be compared to imported equipment and it can be used also in the daily tasks.
Referências bibliográficas
AMERICAN FOUNDATION FOR THE BLIND. Productsfor People with Vision Problems. AFB, Dover: 1992.
INSTITUTO BENJAMIM CONSTANT. Manual de Aprendizado Especializado. IBC, Rio de Janeiro: 1982.
INSTITUTO BENJAMIM CONST ANT. Manual do Professor. lBC, Rio de Janeiro: 1982.
ONCE. Catálogo de Material Tiflotécnico. ONCE, Madri: 1991.