1º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

UNIP — São Paulo (SP)

Novembro/1994

Pesquisa e Teoria em Design

O Beneficiário do Produto e os Papéis dos Indivíduos na Relação com os Produtos Industrializados

Resumo

No contexto do design, as pessoas são denominadas como clientes, consumidores e usuários quando analisadas em relação ao produto industrializado. Este estudo analisa as conseqüências da opção por uma destas denominações durante o projeto de produto, apresenta o papel que cada um destes indiv(duos desempenha e propõe um único termo para defini-los: beneficiário do produto.

Abstract

Within the context of design, people are categorized as clients, consumers or users when analysed in relationship to the industrial product. This sdudy analyses the consequences of the option for each one denominatios during product development, presents the role of each individual do and proposes a single term to define them: product benefiter.

Referências bibliográficas

  • BAYTON, J. A. Motivation, cognition, leaming - basic factors in consumerbehavior. fu: ENIS, B.M. & COX, K.K. Marketing Classics: a selection of influential articles.2 ed. Boston: Allyn and Bacon, 1973.cap. 8, p. 103-13.

  • BONFIM, A.G., NAGEL, K. e ROSSI, L.M. Fundamentos para uma Metodologia para Desenvolvimento de Produtos. COPPE/UFRJ, Programa de Engenharia de Produto, Rio de Janeiro: 1977.

  • BONSIEPE, G. Teoria y prática dei desefio industrial. Barcelona: Gustavo-Gili, 1978

  • GALINKIN, M. Função social do design ln: IV ENCONTRO NACIONAL DE DESENHISTAS INDUSTRIAIS, Belo Horizonte, out 1985. Anais. Brasília: Assessoria Editorial, CNPq, 1986.

  • JONES, J. C. Métodos de disefio. Barcelona: Gustavo Gilli, 1976. 370 p.

  • JURAN, J. M. Juran planejando para a qualidade. São Paulo: Pioneira, 1990

  • JURAN, J. M. Juran on quality by design: The new steps for planning Quality into Goods and Services. Maxwell Macnillan, 1992.

  • LAZZARINI, M. Código de defesa do consumidor: anotado e exemplificado e legislação correlata. São Paulo: ASV Editora, 1991.

  • LÓBACK, B. Diseño Industrial. Barcelona: Gustavo Gilli, 1976.

  • MAGALHÍES, C.F. Qualidade da Informação do Produto. Extintor de Incêndio, um estudo de caso. Estudos em Design, Rio de Janeiro: v.l, n.1, p.72-76, agosto 1993.

  • McCORMICK, E. J .. Ergonomfa, Factores humanos en Ingenieria y Diseño. Barcelona: Gustavo Gilli, 1980.

  • MOREIRA, J.C. Marketing industrial. São Paulo: Atlas, 1990.

  • PAPANECK, V. Disenar para el mundo real, H. Blume Ediciones, Rosario: 17, Madrid: 1977.

  • WISNER, A .. Por dentro do trabalho: ergonomia: método & técnica. São Paulo: FTD: Oboré, 1987. 189p.