1º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

UNIP — São Paulo (SP)

Novembro/1994

Ensino

O Ensino de Arte nos Cursos de Primeiro e Segundo Graus x O Ensino de Design no Terceiro Grau

Resumo

Buscando subsídios para desenvolver uma pedagogia crítica social dos conteúdos nos cursos de Design, analisamos, além destes currículos, os dos cursos de primeiro e segundo graus. Acreditamos que as dificuldades encontradas nos cursos de terceiro grau, não só em relação ao processo de criar, como também em outros setores, se dá em parte, pela deficiência dos cursos que os antecedem. Desenvolvemos uma análise durante dois anos, período em que ensinamos a disciplina Educação Artística nas escolas de primeiro e segundo graus. Após este período realizamos estudo comparativo embasados em dados de outros autores para detectarmos os problemas existentes através de experimentos realizados que mostram a necessidade do ensino de arte para o desenvolvimento, não apenas de aptidões artísticas, mas que garanta que um processo de real aprendizagem ocorra nos indivíduos.

Referências bibliográficas

  • ABE, Kimiko; KA WAMURA, Tokuko. lKEBANA -Arte e Criação no Estilo Jkenobo. Aliança Cultural Brasil-Japão. SP 1993. Biblioteca Pioneira de Ciências Sociais, 1988.

  • CAMBRIDGE, Enciclopédia da Ciência. Visão luz e cor. São Paulo: Biitora Verbo, 1986. 64 p.

  • DOCZI, Gyõrgy. O Poder dos Limites - Harmonias e Proporções na Natureza, Arte & Arquitetura. 1990. São Paulo. Biitora Mercuryo Llda.

  • DUARTE, João Francisco. Por que arte-educação. Campinas: Editora Papirus, 2a. edição, 1985. 85 p.

  • EDW ARDS, Betty. Desenhando com o Lado Direito do Cérebro. São Paulo: Editora Tcnoprit. 1984.

  • FLA VELL, John N. A Psicologia do Desenvolvimento de Jean Piaget. São Paulo:

  • GOLDMAN, Simão. Psicodinâmica das Cores. Porto Alegre: Editora Goldman. 1964.

  • IKEBANA. Manuais Práticos. Editora Três.

  • KA TAJIMA, Teruaki. A lkebana e sua influência sobre o cérebro humano. Professor da Universidade de Tóquio. in IKEBANA - A Milenar Arte Japonesa. Vivificação Floral Sanguetsu. Vol. 2. Editora da Fundação Mokiti Okada. SP

  • MUNARI, Bruno. A Arte como Oficio. Lisboa: Editorial Presença. 1987.

  • OKADA, Mokiti. Alicerce do Paraíso. São Paulo: Editora MOA.1987.

  • OKADA, Mokiti. Pontos essenciais na vivificação das flores. in IKEBANA -A Milenar Arte Japonesa. Vivificação Floral Sanguetsu. Vol. 1. Editora da Fundação Mokiti Okada. SP

  • PORCHER, Louis. Educação artística - luxo ou necessidade ?. São Paulo: Surnmus Editorial, 3a. edição. pag. 13 a 48.

  • SAITO, Tashoaki. A vida com lkebana . Titular de Psicologia de Universidade Federal do Paraná. in

  • IKEBANA - A Milenar Arte Japonesa. Vivificação Floral Sanguetsu. Vol. 1. Editora da Fundação Mokiti Okada. SP

  • TISKI-FRANCKOWIAK, Irene. Homem comunicação e cor. São Paulo: Editora Ícone, 1990. 2. ed. 156 p.