5º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

UNB — Brasília (DF)

Novembro/2002

Apresentação

O 1o Congresso Internacional de Pesquisa em Design e o 5 o Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design marcam um momento histórico em que pesquisadores se reúnem para mostrar resultados de investigações, reflexões críticas, comunicações de pesquisas em andamento em design.

Esse acontecimento é resultado de muito trabalho, de dedicação e desprendimento voluntário de alguns professores/pesquisadores de visão e coragem.

É um motivo de contentamento para nós, nos reunirmos na UnB.

Essa instituição é fruto do sonho de homens e mulheres ousados. Darcy Ribeiro e Anísio Teixeira, primeiro e segundo reitores, homens de inteligência apaixonada, visionários da liberdade, foram responsáveis pela elaboração e concepção desta universidade que hoje nos acolhe.

Na solenidade de inauguração da UDF – Universidade do Distrito Federal, antecessora da UnB, Anísio Teixeira discursou:

“A universidade não tem nenhuma ‘verdade’ a dar, a não ser a única verdade possível, que é a de buscá-la eternamente. Pois o saber não é um objeto que se recebe das gerações que se formam, para a nova geração, o saber é uma atitude de espírito que se forma lentamente ao contato dos que sabem”.

Essas palavras são para nós motivo de orgulho e exigência de humildade. Pois somos hoje matéria do sonho dos que tiveram a coragem de encarar grandes desafios de transformar a realidade. Isso, em uma época tão conturbada.

Estamos, também, materializando nossos sonhos no processo de despertar do torpor da mesmice, da repetição estéril que há muito acompanha o ensino do design no Brasil. Isso está mudando. Os trezentos artigos aqui apresentados desmentem os conservadores e reacionários que costumam repetir que “design se faz fazendo”, que “o importante é botar a mão na massa”. Como se teoria fosse atraso. Esses artigos são de valor inestimável.

Conforme disse Antonio Gramsci, “todas as pessoas são intelectuais, mas somente algumas
são capazes de desempenhar esse papel na sociedade”.

Os articulistas que estão se apresentando formam um grupo capaz de exercer o privilégio de pensar e tornar público o próprio pensamento. São construtores de liberdade e de cidadania.

“Se quisermos progredir”, disse Gandhi, “não podemos repetir a história, mas construir
uma nova”.

É isso que juntos estamos fazendo.

Sydney Freitas
Presidente do Comitê Organizador