1º P&D Design 1994
1º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
São Paulo - SP
2º P&D Design 1996
2º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Belo Horizonte - MG
3º P&D Design 1998
3º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Rio de Janeiro - RJ
4º P&D Design 2000
4º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Novo Hamburgo - RS
5º P&D Design 2002
5º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Brasília - DF
6º P&D Design 2004
6º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
São Paulo - SP
7º P&D Design 2006
7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Curitiba - PR
8º P&D Design 2008
8º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
São Paulo - SP
9º P&D Design 2010
9º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
São Paulo - SP
10º P&D Design 2012
10º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
São Luís - MA
11º P&D Design 2014
11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Gramado - RS
12º P&D Design 2016
12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Belo Horizonte - MG
13º P&D Design 2018
13º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Joinville - SC
14º P&D Design 2022
14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Rio de Janeiro - RJ
15º P&D Design 2024
15º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Manaus - AM
12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
UEMG; Una — Belo Horizonte (MG)
Novembro/2016
12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
UEMG; Una — Belo Horizonte (MG)
Novembro/2016
Apresentação
Foi com grande satisfação que a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), através do seu Programa de Pós-Graduação em Design e o Centro Universitário UNA sediou o 12º P&D 2016 | Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. O P&D é realizado bianualmente desde 1994, e sem dúvida é o principal evento científico da área na América Latina. Com temática abrangente, congrega pesquisadores das mais diversas especialidades, contribuindo para o avanço do conhecimento no campo, influenciando o ensino, a pesquisa e a prática do design.
Em 2016, o evento contou com a participação de pesquisadores locais, nacionais e internacionais, sendo 1.264 inscritos, desses 1.094 pagantes, 94 convidados, totalizando 837 congressistas presentes ao evento, vindos de todas as regiões do país e do exterior.
Foram selecionados para apresentação 521 trabalhos completos, 84 pôsteres de iniciação científica, 11 protótipos e propostos 12 workshop. Foram recebidas 1.274 submissões de trabalhos, o que demandou um grande esforço da comunidade acadêmica para avaliação, classificação e seleção dos melhores trabalhos para o evento. Esses números refletem o crescimento dos programas de pós-graduação em Design no Brasil, com a ampliação dos cursos de mestrado e doutorado, bem como a maior disseminação das pesquisas na área.
A Comissão de Publicação do 12º P&D 2016 se empenhou em estabelecer parcerias com os mais importantes periódicos nacionais da área, dando preferência àqueles qualificados pelo Qualis: Estudos em Design, Educação Gráfica, Gestão & Tecnologia de Projetos, InfoDesign, Strategic Design Research Journal, ModaPalavra, Revista D, e Ergodesign & HCI. O trabalho de indicação dos 76 artigos para publicações se deu baseado nos critérios de melhores notas nas duplas avaliações cegas e atendimento ao foco de cada revista.
Os Anais do 12º P&D 2016 agrupam os trabalhos apresentados no evento em algumas palestras, sessões oral, apresentação de pôster e exposição dos protótipos, divulgando assim, a produção científica brasileira. Nota-se a presença de diversos autores internacionais, em parcerias com pesquisadores, orientandos e alunos presentes em cursos de pós-graduação no exterior, sejam em cursos de doutorado, estágio de pós-doutorado e projetos interinstitucionais.
Assim como no evento, os trabalhos estão aqui agrupados nos seis eixos temáticos e somente estão publicados os trabalhos apresentados, que foram 458 artigos completos, 59 pôsteres e 10 protótipos.
História, teoria e crítica do design: trata de questões, estudos referentes à história social do design, teoria do design, epistemologia do design e aspectos filosóficos do design.
Metodologias do design: aspectos e questões relacionados às mais variados enfoques metodológicos do design, incluindo o design estratégico, codesign, design participativo, design colaborativo, design sustentável, design de serviços, métodos de design e metaprojeto.
Design e educação: aspectos e questões referentes ao papel do design na educação, que agrupa estudos sobre abordagens de ensino-aprendizado, inovação em contexto educacional, relatos de experiências didáticas, divulgação cientifica, entre outros.
Design e processos sociais: trata de questões, estudos relativos à produção e utilização de artefatos por indivíduos e seus efeitos na sociedade. São subtemas: design e espaço, processos culturais, inclusão social, design e mídia, e sociabilidade e moda.
Design e tecnologia: trata de questões, estudos relativos à produção e utilização da tecnologia por indivíduos. Se enquadram nessa temática: design e virtualidade, design de interação, materiais, processos de fabricação e representações projetuais.
Práticas do design: agrupa estudos, relatos práticos nas mais diversas áreas aplicativas do design, incluindo: design de superfície, design e ergonomia, design da informação, inovação, artesania, interfaces, design da Moda, design de ambientes.
Desejamos a todos uma boa leitura!
Comitê organizador